O estudante do 5º ano é o primeiro candidato ao cargo.

Miguel Martins, licenciado em Sociologia e aluno de mestrado em Geografia, candidatou-se esta quinta-feira, dia 16 de fevereiro, a representante dos estudantes no Conselho Geral (CG) da Universidade do Minho (UMinho). Divulgou a candidatura no perfil da rede social Instagram.

“Há muito a ser feito”, pode ler-se na descrição, onde Miguel Martins refere os problemas que os estudantes encaram. “Questões como propinas ou habitação, mas também temáticas ligadas a direitos sociais ou os entraves que os estudantes internacionais enfrentam”, frisou. Propõe também uma maior abertura entre os Órgãos da Universidade do Minho e a comunidade estudantil, de modo que estes “não se fechem sobre si próprios” e conheçam a realidade dos alunos.

O candidato sublinhou que a lista que encabeça visa “dar um contributo para repensar e transformar a Universidade”, assim como “dar voz a toda a comunidade estudantil, às suas preocupações, anseios e ambições”. Desse modo, pretende “levantar questões e problemas que as e os estudantes sentem e que precisam de ser colocadas, mas que até agora não o foram”.

“Afinal, que Universidade queremos?” é o mote para o debate que Miguel Martins tenciona iniciar no seio académico. Com isso, tem em vista promover “uma reflexão crítica e aprofundada, que reúna toda a comunidade académica”.