"Língua" é um espetáculo da autoria da companhia Estrutura.
O Theatro Circo recebe a 3 de fevereiro, pelas 21h30, um espetáculo onde a Língua Gestual Portuguesa é colocada em destaque. A peça chama-se “Língua” e o “veículo primordial de comunicação” em palco são os gestos.
A língua gestual é o mote da peça, que procura também desenvolver questões do fórum político e social, numa reflexão sobre o poder e o privilégio subjacentes ao Teatro. Neste espetáculo, a língua portuguesa falada e ouvida e a língua gestual entram numa verdadeira simbiose que questiona os limites e a identidade da própria linguagem.
Além disso, a peça explora a história das pessoas com deficiência auditiva, com a replicação de “idiossincrasias do quotidiano das pessoas Surdas”. Replica ainda algumas das características mais especificas da linguagem gestual portuguesa.
Neste sentido, a companhia afirma que procura “confronto entre modelos de comunicação e linguagem de uma obra teatral”, “numa tentativa de combater o fonocentrismo que perpetua relações de violência, insistindo em obrigar todos/as a falar da mesma forma”. A Estrutura existe desde 2009 e foi fundada por Cátia Pinheiro e José Nunes.