Dia 12 de fevereiro foi o dia de retorno de Rihanna aos palcos. Desaparecida dos holofotes musicais durante sete anos, a atuação da artista no Halftime do Super Bowl deu que falar pelo incrível espetáculo e pela confirmação da segunda gravidez da cantora.

People

Robyn Rihanna Fenty nasceu a 20 de fevereiro de 1988 na ilha de Saint Michael, Barbados. Desde pequena a artista teve o desejo de cantar, tendo criado um grupo com duas colegas de escola com apenas 9 anos. Influenciando-se no reggae [ estilo musical bastante presente no seu país de origem] e em figuras icónicas, como Beyoncé, Janet Jackson e Mariah Carrey, Rihanna lança a sua primeira música em 2005. “On The Replay”, juntamente com o seu primeiro álbum, Music of the Sun (2005) conciliam o reggae e o R&B, surgindo ritmos ímpares aos tipicamente explorados no pop da época.

O seu primeiro sucesso foi com “SOS” (2006) , lead-single de A Girl like Me (2006), seu segundo álbum de estúdio. Chegando ao topo da Bilboard Hot100, a canção foi a chave para a artista entrar nos holofotes musicais globais. A fama da jovem de Barbados alcançou níveis astronómicos através da colaboração com o rapper Jay-Z em “Umbrella” (2007). Canção elogiada aquando do seu lançamento, é ainda considerada uma das melhores e mais icónicas de sempre. A mesma permitiu a Rihanna o primeiro lugar nos rankings britânicos durante 10 semanas consecutivas e oito na Bilboard Hot100. O álbum a ela seguido tornou-se num dos pilares do pop atual.

Good Girl Gone Bad (2007) conta com músicas de grande sucesso, que mostram um lado mais rock da cantora, como “Shut Up And Drive”(2007), não deixando de parte o seu lado dançante, como comprova “Don’t Stop The Music”(2007). O disco obteve ainda um relançamento, Good Girl Gone Bad: Reloaded (2008), contando com músicas intemporais, que nem “Disturbia”.

Billboard

Rated R (2009), quarto álbum de estúdio de Rihanna, traria uma nova face da mesma. Após as agressões do seu namorado da época, Chris Brown, a artista barbadiana entoa no disco uma mistura de tons revoltados e angustiados. Com letras fortes e pesadas, o hiphop e o rock são géneros de eleição, onde músicas como “Russian Roulette”, “Hard” e a prestigiada “Rude Boy” (ambas de 2009) entram em cena.

O ano seguinte revelou-se numa revolução artística para Rihanna. Á sua mudança de visual [ que se traduziria no icónico cabelo vermelho] junta-se a sua primeira colaboração com Eminem. “Love The Way You Are” (2010) foi o nascimento de uma dupla ilustre, que permitiu, anos depois, um outro projeto,“ The Monster” (2013) , para além de uma tour conjunta com o mesmo nome.

Loud (2010) é o primeiro álbum após a nova era. Considerado um dos maiores sucessos da artista foi também o mais polémico. “S&M” (2010), uma das faixas do disco, possui uma letra e videoclipe considerados por muitos “inapropriados para menores”, devido ao seu conteúdo explícito. Televisões e rádios foram proibidas da divulgação do single, mas a cantora não se deixou abalar, produzindo um remix com a “Princesa do Pop”, Britney Spears, no ano seguinte.

NME

Enquanto Talk That Talk (2011) destaca-se pelo recorde de “Where Have You Been”(2011) -o videoclipe da canção tornou-se o mais visualizado nas primeiras 24 horas por uma artista pop feminina em 2011- o álbum seguinte, Unapologetic (2012), presenteou o público com “Diamonds” (2012). Vista como uma das músicas mais famosas e aclamadas da artista, o restante disco destaca-se pela presença de baladas que comprovam não só o poder vocal como a capacidade de composição da cantora.

O último álbum de Rihanna foi lançado em 2016. Infelizmente lançado antes da data prevista, Anti  “nada contra maré”, distinguindo-se dos restantes projetos. Músicas poderosas, letras confessionais e pessoais e uma forte produção formam gravações obscuras e emocionais. Quebra paradigmas ao remover os ritmos eletropop conhecidos da artista, onde apenas uma canção, a tão conhecida parceria com Drake, “Work” (2016), é considerada “upbeat”. Evidenciam-se “Needed Me” e “Love On The Brain” (2016), que contam com mais de um bilhão de reproduções apenas no Spotify

YouTube

Porém Rihanna não brilha apenas no ramo musical. A artista já participou em “Ocean’s 8” (2018) e deu voz á protagonista do filme de animação “Home: A Minha Casa” (2015). Fundou em 2017 a sua marca de maquilhagem e skincare Fenty Beauty e, no ano seguinte, uma marca de lingerie: Savage X Fenty.Rihanna é considerada um exemplo de sucesso. Originada de uma pequena ilha do Caribe Oriental que conseguiu o estrelato mundial, a vencedora de oito Grammys é o exemplo vivo que com determinação se consegue alcançar feitos extraordinários.