O Riba d'Ave HC foi a única equipa minhota a vencer, nesta ronda.

Terminada a jornada 16 do Campeonato Placard, a Juventude de Viana e o Famalicense AC mantiveram-se nas suas respetivas posições. O Riba d’Ave HC e o HC Braga trocaram de posições e o OC Barcelos desceu para o quarto lugar. A única equipa minhota vencedora, nesta ronda, foi o Riba d’Ave HC. O Famalicense AC, o HC Braga, a Juventude de Viana e o OC Barcelos perderam.

O primeiro dos conjuntos minhotos a entrar em pista foi o Famalicense AC, que se deslocou a Cascais para defrontar o penúltimo classificado, o GRF Murches, num emocionante jogo que viu todos os seus golos na segunda parte. A equipa da casa abriu a contagem nos primeiros momentos deste período, conseguindo surpreender os famalicenses ao alargar a vantagem para três golos. Nos momentos finais, a equipa de Famalicão conseguiu marcar dois golos em apenas meio minuto, por autoria de Hugo Costa e Juan López, mas tal não chegou para anular a vantagem dos anfitriões, Os famalicenses perderam por 3-2.

Mesmo mantendo-se no oitavo lugar, esta derrota aumentou a distância entre o Famalicense AC e o sétimo classificado, SC Tomar, para seis pontos. A equipa de Famalicão está apenas um ponto acima dos lugares que não dão acesso ao Play-Off. Nestas posições está o Riba d’Ave HC que, após a vitória frente à Juventude de Viana, subiu à nona posição, apenas a um ponto do Famalicense AC.

A vitória dos ribadavenses no dérbi minhoto, também pela margem mínima (3-2), impediu a Juventude de Viana de fugir do lugar de lanterna do campeonato, mantendo-se com sete pontos. Num jogo também sem quaisquer golos na primeira parte, foi a equipa da casa a marcar primeiro, na sequência de uma grande penalidade, convertida por Franco Pósito. Os vianenses chegaram ao empate, por Rúben Sousa, e posteriormente à vantagem, desta vez por Pedro Batista. A quatro minutos do fim, Franco Pósito voltou a converter uma grande penalidade que restabeleceu a igualdade entre as equipas. Pouco mais de um minuto depois, a equipa da casa voltou a marcar, com Pedro Silva a fechar o resultado.

Para fechar os jogos de sábado, o HC Braga deslocou-se à casa do SL Benfica, três dias após ter travado o FC Porto, em casa. Para infelicidade da equipa minhota, o líder do campeonato estabeleceu o seu poderio, vencendo por 5-1. O único golo da equipa de Braga surgiu da autoria de Vítor Hugo, ex-jogador das águias. O HC Braga vê-se, assim, ultrapassado pelo Riba d’Ave, mantendo os seus 14 pontos na décima posição.

No último jogo da jornada, o OC Barcelos foi surpreendido na deslocação a Tomar, saindo derrotado por 3-1. Foram mesmo os barcelenses a inaugurar o marcador, num golo a sete minutos do fim da primeira parte, por Miguel Rocha. A reviravolta do SC Tomar deu-se na segunda metade do encontro. O OC Bracelos perdeu por 3-1 e desceu para o quarto lugar, ultrapassado pelo FC Porto, que saiu vitorioso nesta jornada.

Na jornada 17, o HC Braga recebe o Sporting CP. No que às restantes equipas minhotas diz respeito, o Riba d’Ave HC desloca-se à casa do CD Paço de Arcos, o Famalicense AC e a Juventude de Viana recebem o Parede FC e o SC Tomar, respetivamente, enquanto o OC Barcelos defronta o GRF Murches.

Recorde ainda: HC Braga trava FC Porto. OC Barcelos e Famalicense AC vencem em casa