A vantagem foi consumada nos últimos dez minutos.

Na tarde deste domingo, o SC Braga abriu as portas da Pedreira na receção ao FC Famalicão, a contar para a 19ª jornada da Liga Bwin. Num dérbi minhoto agitado, foram os bracarenses a levar a melhor com um triunfo diante do adversário por 4-1.

Os Gverreiros do Minho não perdiam há três encontros diante do FC Famalicão e procuravam vingar o resultado da jornada anterior. Já os famalicenses, que nunca venceram em Braga em jogo relativo à Primeira Liga, queriam inverter a história e ascender na tabela classificativa.

O SC Braga entrou mais astuto e dominou o jogo nos primeiros quinze minutos, criando mais remates à baliza que o adversário. No entanto, a formação a comando de João Pedro Sousa não vergava e deu ênfase à qualidade que o plantel tem no bom controlo de bola e no bloqueio de remates.

De tanto insistir, colheram-se os frutos no Municipal de Braga. Um ótimo trabalho coletivo entre Victor Gomez e Simon Banza não deu hipótese de corte a Mihaj, que acabou por introduzir a bola na própria baliza e deu vantagem aos homens da casa. Ao intervalo, o placard marcava 1-0 a favor do SC Braga.

A segunda parte em nada se assemelhou à primeira, com menos remates perigosos e pautado por mais equilíbrio. Ao minuto 71, surgiu o golo que vincou o momento de igualdade, de autoria de Sanca. O jogador foi chamado a jogo ao minuto 69 e, dois minutos mais tarde, fez estragos na baliza de Matheus ao carimbar o 1-1.

Foram precisos pouco mais de cinco minutos para o placard voltar a sofrer alterações. Simon Banza voltou a aparecer na cara do golo e Victor Gomez cruzou na medida certa para o jogador que concedeu novamente a vantagem aos arsenalistas.

Contudo, ainda muito tempo havia para se jogar. Dez minutos mais tarde, Bruma, que entrou na segunda parte, estreou-se a marcar pelos minhotos ao carimbar o 3-1.  Ainda os aplausos não tinham terminado e já o guineense bisava no encontro. Isolado, passou sem grande dificuldade pelos defesas do FC Famalicão e fechou as contas em 4-1.

Com este resultado, o SC Braga regressa às vitórias e sobiu, à condição, ao segundo posto da tabela classificativa com 43 pontos. Os Gverreiros voltam a competir esta quinta-feira, em Braga, para disputar os quartos de final da Taça de Portugal frente ao SL Benfica. A partida está marcada para as 20h30. Por sua vez, o FC Famalicão fica na 12ª posição, com 21 pontos. Os minhotos jogam também para a Taça de Portugal, quarta-feira, pelas 18h45, diante do Belenenses SAD.