O evento é anualmente lançado pelo Plano Nacional de Leitura.
Vila Nova de Famalicão organiza a 13ª Semana da Leitura. Dividida em duas datas, a primeira de 13 a 18 de março e a segunda de 27 a 31 de março, a iniciativa desloca-se às bibliotecas e a três empresas do concelho. A comunidade escolar e a população adulta empregada são os públicos-alvo.
De 13 a 18 de março, a atividade foca-se nos jovens. Envolvendo 36 bibliotecas do concelho, o programa enche-se de apresentações de livros, oficinas e sessões de leitura. Dia 13, às 15h00, ocorre a sessão de abertura, na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado. Nela estará presente a “madrinha” do evento, a escritora Maria João Lopo de Carvalho. Às 10h15 do dia 16 ocorre a ação “Famalicão a Ler”. Este momento destaca-se pela suspensão dos afazeres da comunidade famalicense, para assim usufruírem de um momento descontraído de leitura.
De 27 a 31 de março surge a estreia da edição “A minha empresa a ler: troca por troca, deixe um livro leve outro”. Vai decorrer em três empresas, Continental Mabor, Riopele e Coindu, com o objetivo é potencializar o desenvolvimento e consolidação da literatura na população adulta. Para isso, feiras de troca de livros estarão presentes nas empresas.