O anúncio foi feito na cerimónia dos Prémios de Mérito Desportivo referentes ao ano transato.
A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) vai reforçar em 100 mil euros o investimento, este ano, no departamento desportivo. No total o apoio para o desporto vai ser de 360 mil euros, que segundo a presidente da associação Margarida Isaías, pretende travar o abandono da prática desportiva na transição do ensino secundário para o ensino superior.
Este apoio não se direciona apenas ao desporto escolar ou a nível federado, mas também para a vertente mais informal de quem pretende continuar a praticar atividade física. Contudo, a medida ainda vai ser discutida na próxima Reunião Geral de Alunos.
Durante a cerimónia da 13ª edição dos Prémios de Mérito Desportivo, Margarida Isaías aproveitou para relembrar a posição da associação de estudantes. “A maior contenção de custos e um menor número de estudantes-atletas participantes, refletem a falta de financiamento”, sublinhou.
O reitor Rui Vieira de Castro não ficou indiferente ao compromisso levado a cabo pela associação académica e afirmou que a academia não vai ficar “para trás”. Perante os mais de 15 atletas congratulados ainda acrescentou que “vamos responder ao desafio que a AAUMinho nos deixou”.
A representante dos estudantes relembrou também a necessidade de melhorar as infraestruturas da academia, para os atletas terem melhores condições para treinarem. A aluna fez menção à degradação do telhado do Complexo Desportivo de Gualtar, onde chove devido ao estado da cobertura. Esta situação, caso não melhore, pode levar ao cancelamento de atividades, uma vez que a sua maioria ocorre nos meses de setembro a dezembro.
Outra das propostas feitas à reitoria foi o regresso do ‘Troféu Reitor’, que há dois anos que não acontece. Contudo, depois de questionado, o reitor referiu que a prova deve voltar, mas que ainda não há data prevista. Adiantou ainda que, no quadro das comemorações do cinquentenário, a instituição está a preparar atividades desportivas.
A AAUMinho ainda a nível desportivo pretende apostar, ainda este ano, na mais recente modalidade de E-sports. Segundo a presidente da associação é uma modalidade que está a ser muito “requisitada”.
Durante os 13 anos de parceria entre a UMinho e os Serviços de Ação Social da UMinho (SASUM) já atribuíram 943 prémios de mérito desportivo, o que se traduz num investimento superior a 220 mil euros. Este ano a instituição decidiu aumentar o valor para os galardoados para 10057 euros. Este é um sinal de que, segundo a administradora dos SASUM, Alexandra Seixas, a academia está a incentivar “à prática desportiva e ao desenvolvimento da carreira dual”.