Bracarenses bateram o SC Horta pela margem mínima.

ABC Braga/UMinho e SC Horta encontraram-se este sábado no Pavilhão Flávio Sá Leite para discutir uma vaga nos quartos de final da Taça de Portugal de andebol. Os minhotos acabaram por triunfar por apenas um golo (36-35), embora nunca tenham estado em desvantagem ao longo dos 60 minutos.

O arranque dos aurinegros foi avassalador, alcançando rapidamente uma vantagem de oito golos (9-1) sobre o conjunto que milita no segundo escalão do andebol nacional. A vantagem caseira chegou mesmo aos nove de diferença (17-8), mas a reação açoriana amenizou os estragos a caminho do intervalo, que chegou com o marcador em 20-15 favorável aos minhotos.

O descanso não abrandou o ritmo goleador dos forasteiros. Poucos minutos depois do reatamento da partida, a vantagem do ABC já era de apenas dois golos (24-22). A desconcentração dos bracarenses não durou muito tempo, já que alcançaram uma mão cheia de golos de vantagem (32-27) quando a partida já se encontrava perto do fim.

Os insulares ainda ameaçaram a recuperação com um parcial de quatro golos sem resposta que colocou o resultado na margem mínima (32-31). Mas, os minhotos mantiveram-se sempre firmes e seguraram a magra vantagem sem nunca consentir sequer o empate aos adversários.

Desta forma, o ABC segue para os quartos de final da Taça de Portugal, fase da prova onde já não vai ter a companhia do vizinho Vitória SC, eliminado pela margem mínima (25-26) na receção ao primodivisionário Marítimo.

A formação de Braga volta agora a concentrar os seus esforços no Campeonato Nacional, prova em que irá defender o seu quarto posto na visita ao GC Santo Tirso. O encontro está marcado para o dia 18 de março, sábado, pelas 15h30.