O terceiro mês do ano está recheado de programas culturais.
O primeiro trimestre do ano está prestes a terminar, e com ele, chega a estação mais florida do ano e muitas possibilidades para a cultura preencher os dias dos minhotos. De Arcos de Valdevez a Braga, as propostas culturais que o ComUM reuniu vão desde música até à comédia.
Sons de Vez – Arcos de Valdevez
O festival Sons de Vez decorre desde fevereiro em Arcos de Valdevez e, em março, continua a preencher os fins de semana, não só dos arcoenses, mas de muitos visitantes de todo o país. Os dias 4, 11, 18 e 25 estão marcados na agenda do festival da vila raiana.
No dia 4 de março é dado o mote para o início do mês de festival com The Black Mamba. Valter Lobo e Manuel de Oliveira reservam o dia 11 para os seus sons. Já no dia 18 Dapunksportif sobem ao palco para a penúltima noite de festival. O dia 25 encerra a 21ª edição de Sons de Vez e para isso conta-se com a presença de Frankie Chavez e 47 de Fevereiro.
Sons de Vez decorre no Auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez. Os bilhetes podem ser adquiridos na Casa das Artes ou por telefone, para o número 258520520.
Bárbara Tinoco – Braga
A cantora portuguesa Bárbara Tinoco atua no dia 9 de março em Braga, no Theatro Circo. “As canções que ninguém quis” é o nome do espetáculo musical. O concerto conjuga o papel da artista como cantora e compositora.
Bárbara Tinoco escreve canções não só para serem interpretadas por si, como se conhecem chamada não atendida e Antes Dela Dizer Que Sim, mas também para serem cantadas por outros artistas. O espetáculo no dia 9 reúne músicas que nunca foram ouvidas pelo público, já que não foram aceites pelas pessoas para quem foram escritas.
Este espetáculo debruça-se sobre o processo de escrever canções, criatividade, e sobre rejeitar e ser rejeitado.
XVII Cidade Berço – Guimarães
O talento e trabalho das tunas universitárias será aplaudido este mês. Nos próximos dias 17 e 18 de março, a Afonsina, tuna de engenharia da Universidade do Minho, vai receber tunas universitárias de todo o país para a 17ª edição do Festival Cidade Berço.
Na noite do dia 17, o grupo cultural vai protagonizar serenatas no Largo da Oliveira, com entrada livre. No dia 18, as Afonsina e as tunas convidadas vão subir ao palco do Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, às 21h30.
O início da história deste festival remonta a 1999, no quinto ano de existência da tuna de Guimarães. Este ano regressa depois de uma paragem causada pela pandemia.
25 anos do Concelho – Vizela
Vizela vai comemorar os 25 anos do concelho, pela conquista da liberdade administrativa, nos dias 18 e 19 de março. Segundo avançado pelo Município de Vizela, estas celebrações pretendem envolver todos os vizelenses, “para avivar a memória dos que viveram a conquista do Concelho e, sobretudo, transmitir aos mais novos a importância dessa luta histórica”.
Na noite de 18 de março, Carolina Deslandes vai atuar com a Banda da Sociedade Filarmónica de Vizela às 22h00. No mesmo dia às 0h00, Karetus, DJ Fifty e DJ Overule sobem ao palco na marginal ribeirinha, próximo do Castelo do Mourisco.
Sofrimências de John Mendes – Barcelos
Stand-up Comedy chega a Barcelos pelas palavras a solo de John Mendes. “Sofrimências” é o nome do espetáculo que vai decorrer no Theatro Gil Vicente nos dias 22 e 23 de março, às 21h30.
Com duração de 75 minutos, John Mendes vai abordar as situações da sua vida que mais dofrimento lhe causaram. O objetivo do comediante é relativizar o próprio significado da palavra sofrer para ajudar o público a lidar com as frustrações e os sentimentos negativos através do humor.