Músicos do Hot Clube de Portugal interpretarão a peça.
“Ensaio de Orquestra” será apresentado no Centro Cultural Vila Flor (CCVF) a 11 de março, pelas 21h30, no Grande Auditório Francisca Abreu. Dirigido por Tónan Quito e produzido pelo CCVF e A Oficina, o espetáculo é uma adaptação do filme do mesmo nome de 1978, realizado por Federico Fellini.
A obra original foi construída em torno de uma orquestra que recusa a sua natureza coletiva e onde cada indivíduo tem uma visão egocêntrica do seu papel, encontrando-se apenas unidos pelo propósito de destronar o seu inimigo comum: o maestro. “Onde está a liberdade coletiva e individual?”, “O que é que nós estamos aqui a fazer?” e “Estamos a tentar construir qualquer coisa juntos. O quê? Para que é que serve?” são as perguntas que dão o mote para Tónan Quito tentar perceber onde está a liberdade do músico de jazz.
O coletivo acaba por estar à beira da rutura, com provocações constantes entre os músicos, que quando são entrevistados falam apaixonadamente do seu instrumento, da sua relação com a música e como esta os salvou – por vezes até de forma poética. Vamos oscilando entre o cómico e a melancolia neste falso ensaio aberto, um falso documentário em que cada artista procura descobrir a sua verdade no coletivo, libertando-se da hierarquia e da ordem.
O elenco é constituído pelos intérpretes António Fonseca, Paula Diogo, Sara de Castro, o próprio Tónan Quito e a Orquestra do Hot Clube de Portugal, da qual faz parte Gonçalo Marques, assistente na encenação do espetáculo. “Ensaio de Orquestra” traz assim o caos e o barulho a Guimarães com música original de Filipe Melo, que reparte a responsabilidade do texto e dramaturgia com Tónan Quito.
Os bilhetes para assistir ao espetáculo têm um custo de dez euros ou sete euros e meio com desconto. Podem ser adquiridos online em oficina.bol.pt ou presencialmente nas bilheteiras dos organismos culturais geridos pel’A Oficina, como o Centro Cultural Vila Flor, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), a Casa da Memória de Guimarães (CDMG) ou a Loja Oficina. Dentro dos locais habituais, também é possível comprar as entradas nas lojas Fnac, Worten e El Corte Inglés.