Os filhos do Rossi lançaram um novo álbum, Gorilleyez, onde a versatilidade do grupo se fez sentir fortemente, contando a colaboração de L7NNON. Foi no dia 21 de fevereiro, o maior grupo de hip-hop português, Wet Bed Gang, composto por Kroa, Gson, Zizzy Jr. e Zara G, entregou-nos um dos álbuns mais completos da sua carreira.

Everything Is New

Segundo os nomes que produziram esta composição, o nome do álbum serve como sátira, devido às associações e utilizações do animal gorila como arma racista ao longo da história. Conta com colaboração do rapper brasileiro L7NNON e produção de SuaveYouKnow, Charlie Beats, Holly e Paris Opera. Deste modo, o grupo mostra a sua versatilidade através de vários estilos de rap, sempre representando a sua zona e o legado de Rossi em todas as canções.

O projeto inicia-se com a música, previamente lançada, “Estrela Maior”, onde os rappers fazem uma homenagem a Rossi, membro fundador do grupo. Este faleceu, por razões não divulgadas, pouco tempo antes de gravarem o primeiro som oficial do grupo. “Até ao dia em que o céu der permissão para eu ir ter com a estrela maior.” Através de um estilo mais slow e deep, a canção transborda a saudade por aqueles que já partiram, transportando-nos para momentos com pessoas que contribuíram significativamente para a construção do que somos e que já cá não se encontram.

De seguida, segue “Sotaques”, um estilo de rap pouco explorado pelo grupo até então, assemelhando-se a Lil Uzi Vert e ao que Lon3r Johny tem apresentado ultimamente. Mostram um lado agressivo ao som de um beat com um piano bem arrepiante. O mesmo ocorre com a sétima faixa, “Zona Mista”, onde grupo terá exibido os flows mais arrepiantes do álbum. De certeza que serão músicas com grande aderência quando tocadas em concerto.

A terceira música, “Última Ceia”, inicia-se com uma referência a uma entrevista a Katt Williams à TMZ. O comediante afirmou que estava com Suge Knight quando este foi baleado na festa pré-VMA, enquanto tentava proteger outra pessoa quando as balas começaram a voar. A música mostra a força que o grupo tem perante quem lhes quiser fazer frente.

Na quarta, quinta e sexta faixas, “Praça Onze”, “Visão Noturna” e “Ça Va Bien”, respetivamente, os rappers exteriorizam o orgulho que sentem no percurso que caminharam, todo o esforço e empenho que colocaram para dar relevância ao grupo, e também agradecem tudo o que conseguiram alcançar. São músicas inspiradoras que nos incentivam a trabalhar todos os dias pelo que ambicionamos. “Eu só confio nos que “tão na circunferência e projeto amanhã/ É um terreno onde os vizinhos cumprimentam com «ça va bien»”.

A oitava faixa conta no beat com um assobio típico do faroeste, bem como aparições de sons de guitarra. O mesmo ocorre na nona faixa, “Merecido”, no entanto, o beat é bem do estilo de Mike11 e a sua guitarra. Este videoclip conta com a presença de Deejay Telio e o rapper brasileiro Matuê. Agradecem o apoio de quem os ajudou e celebram com os mesmos.

Quanto à última faixa, “Gorillaz”, conta com a participação do rapper brasileiro L7NNON. Aqui, os rappers expressam e ostentam a vida que possuem graças às músicas que produzem, acompanhados de um beat típico drill. É a música que a nível de sonoridade mais deixa a desejar. No entanto não deixa de ser uma produção sólida e que com certeza fará sucesso.

Por fim, é possível afirmar que o grupo flutuou por diversos flows contagiosos que nos fizeram viajar com eles. O mesmo ocorreu com a lírica, com várias camadas de significados, bastante trabalhada e por vezes profunda. Conclui-se, então, que o “quarteto fantástico de Vialonga” apresentou um trabalho consistente e excelente, bem do jeito que nos havia habituado.