Município foi selecionado para Programa Europeu de Ação Climática.
Escolhido para o programa europeu Pilot Cities, o município de Guimarães tem como objetivo testar abordagens inovadoras que contribuam para a transição climática no centro urbano. De um total de 33 países e 159 cidades inscritas, foram aprovadas 25 candidaturas, sendo a cidade berço a única representante portuguesa.
O programa Pilot Cities tem, ao longo de dois anos, um campo de teste para abordagens inovadoras em direção à transição climática nos meios urbanos. Juntamente com as restantes “cidades-piloto”, Guimarães terá a oportunidade de implementar ações sistémicas, transversais a diversas áreas de atuação, como por exemplo: energia térmica, gestão de resíduos, uso do solo, eletricidade e edifícios, processos industriais, e mobilidade e transportes.
Como iniciativa o município desenvolveu o projeto piloto: “Distrito C: Compromisso de Carbono Zero”, com o objetivo promover o envolvimento dos cidadãos. Deste modo, potencia-se a descarbonização através da promoção da utilização de transportes públicos, da eficiência energética e da produção local de energia renovável, de entre outros.
A iniciativa Pilot Cities é promovida pelo NetZeroCities, um projeto-consórcio de 33 parceiros europeus que apoia, através da plataforma EU Cities Mission, 112 cidades europeias na redução das emissões de gases com efeito de estufa. Os recursos desenvolvidos pelas “cidades-piloto” serão apoiados por bolsas do projeto, no valor de 32 milhões de euros, e financiados pelo Horizon 2020.
De acordo com o NetZeroCities, a iniciativa “representa o início de uma jornada mais longa em direção à neutralidade climática, que vai transformar cidades e uni-las em torno de uma visão”. Para o projeto foram escolhidas 25 candidaturas, correspondentes a 53 cidades, uma vez que Espanha, Países Baixos, Itália e Polónia apresentaram candidaturas conjuntas.