O quarto álbum da cantora e compositora colombiana Karol G foi finalmente divulgado a 24 de fevereiro de 2023. “Mañana Será Bonito” conta com 17 faixas que mostram, por um lado, a evolução musical de Karol e, por outro, a verdade e vulnerabilidade de Carolina.
Depois de dominar o mundo do reggaeton, até então comandado por homens, com a sua persona latina de “chefe/poderosa mulher” no hit “Bichota” lançado em 2020, Karol G deixa transparecer o seu lado mais sentimental em Mañana Será Bonito. Marcaram presença neste álbum nomes da indústria musical latina como: Sech, Carla Morrison, Maldy, Quevedo, Bad Gyal e Sean Paul. No entanto a grande revelação surge com a faixa “TQG” ao lado da também colombiana Shakira.
A história por trás de “Mañana Será Bonito” começa em 2021 representada por “Provenza”, primeiro single onde a artista abriu o coração para um momento de perdão, cura, aceitação e empoderamento — para si mesma e para outras mulheres. Melodicamente Karol engloba os afro beats com um pouco de reggaetton.
“X SI VOLVEMOS” foi uma das mais apreciadas até agora. Nesta criação, a cantora inicia a batida de forma mais calma e vai desenvolvendo a mesma ao longo dos três minutos, no entanto, nunca sai muito do mesmo registo mais doce. A participação especial do cantor Romeo Santos combina perfeitamente com o registo de Karol e dá um toque a mais à música. De seguida na reprodução surge “Pero Tú” com Quevede, com uma vibe também descontraída e doce. Aqui Quevedo participa em grande peso e as harmonias das vozes equilibra-se igualmente. Ambas as faixas exploram, liricamente, os sentimentos da saudade após uma separação de forma excelente.
No escaldante single “TGQ” – que significa “Te Quedó Grande” – Karol G une-se ao ícone colombiano do pop latino, Shakira, para a colaboração histórica das duas estrelas globais. A faixa pode ser vista como um grito ao empoderamento feminino, uma vez que aqui as latinas abrem o jogo em relação às suas relações passadas e à atual superação. A lírica é muito especifica e “queima” os anteriores relacionamentos tal como em “Music Session #53”, de Shakira e BZRP, fazendo com que as ouvintes se sintam mais “lobas” e “bichotas” como Shakira e Karol.
Numa viagem para o Egito Karol apresenta-nos “Cairo”, o terceiro single do álbum que traz consigo batidas diferentes das demais faixas. A artista segue o estilo house music onde a batida se torna mais eletrónica e disco. Já na letra Karol opta por um tema mais comum, o amor, e por versos mais repetitivos. O videoclipe e a proposta de “Cairo” não se ligam de todo à proposta da letra, o que deixa infelizmente o tema desconectado. Outra das faixas de destaque do álbum é “Gatúbela”, definida como uma espécie de canonização da liberdade expressada da forma mais sensual possível. Karol dá aos fãs aquilo que já estão habituados: letra e videoclipes quentes, momento de rap e batidas de puro reggaeton.
Com “MIENTRAS ME CURO DEL CORA” e “Mañana Será Bonito” Karol emite uma única mensagem: é necessário ter boas energias e a certeza de que amanhã o dia será melhor. Ainda que com uma mensagem idêntica, na primeira composição a artista aparece com uma voz mais limpa e suave seguindo um ritmo mais fluído que relembra a já conhecida música “Don’t Worry Be Happy”, de Bobby McFerrin. Já na segunda, ouvimos a cantora com mais efeitos sonoros e uma melodia mais sensual com raízes no reggaeton.
A criação deste álbum surgiu, segundo a artista, num momento em que estava a passar pelo melhor momento da sua carreira, contudo sentia-se desconectada de si mesma. Na entrevista para a Rolling Stone, Karol G explicou: “Não estava infeliz, mas também não estava feliz. Então, todos os dias dizia para mim mesma: ‘Está tudo bem, amanhã será bonito, amanhã será lindo.
A artista latina consegue, através de “Mañana Será Bonito”, demonstrar perfeitamente as várias facetas não só de Karol G mas também de Carolina Giraldo Navarro, o seu verdadeiro nome. A própria capa do álbum apresenta os diferentes emojis que a descrevem e que descrevem cada uma das 17 faixas. Criatividade, inovação, sensualidade e sentimento é o que não faltaram ao novo álbum da “bichota” mais conhecida do mundo.
Álbum: Mañana Será Bonito
Artista: Karol G
Editora: A Universal Music Latin Entertainment
Data de lançamento: 24 de fevereiro de 2023