Dia 30 de março marca o 30º aniversário da cantora Anitta. Honório Gurgel – favela do Rio de Janeiro – viu nascer o que viria ser a maior cantora brasileira da atualidade. Ambição é o seu mote, quer chegar (e já chegou) onde nenhum brasileiro alguma vez sonhou.

NME

Desde pequena dizia aos seus pais: “quero ser artista, rica e famosa”. Começou por cantar no coro da igreja do seu bairro e, em pequena com a sua mesada, decidiu fazer um curso de inglês, pois isso lhe poderia vir a trazer boas oportunidades no futuro. No entanto, foi em 2009 que com um desodorizante, no seu quarto, gravou um vídeo a cantar que viria a ser a sua porta de abertura para o show business. A produtora de funk Furacão 2000 gostou e convidou-a então para começarem a gravação de algumas músicas. “Eu Vou Ficar” e “Fica Só Olhando”, seus primeiros dois singles, foram sucessos no nicho do funk.

Mas foi em 2013, com “Meiga e Abusada”, que a cantora singrou nas rádios brasileiras, rendendo-lhe um contrato com a Warner Music Brasil. Lançou no mesmo ano um dos maiores hits da sua carreira: “Show das Poderosas”. Com o single, a cantora foi a primeira artista brasileira a atingir 100 milhões de visualizações no Youtube. Até hoje a música não foi esquecida por ninguém, continuando a ser um hino de empoderamento feminino. O primeiro álbum de estúdio, Anitta, continha todos estes hits e foi lançado em junho de 2013.

Anitta sempre recebeu bastantes elogios pelas suas decisões de marketing. Em 2014 funda a empresa Rodamoinho e começa a gerenciar a sua própria carreira, lançando posteriormente o segundo álbum de estúdio: Ritmo Perfeito. No ano seguinte quebrava mais recordes. Com “Deixa ele Sofrer”, a cantora foi a primeira artista brasileira a ocupar o primeiro lugar do Top 50 do Spotify Brasil, até então sempre ocupado por estrangeiros. “Bang” foi também um dos singles de maior sucesso, chegando a dar nome ao terceiro álbum de estúdio. Alguns críticos referiam que o álbum era “sonoramente mais ousado e experimental que os dois anteriores”.

Um dos marcos da sua carreira foi a apresentação na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, juntamente com Gilberto Gil e Caetano Veloso. Isto foi o impulso inicial para o começo da sua carreira internacional. Após colaborações com Maluma, Iggy Azalea e J Balvin, lança a sua grande aposta para o mercado latino-espanhol: “Paradinha”. Começava agora a aparecer no mercado internacional e, aproveitando o hype, lançou mais uma colaboração, desta vez com Pabllo Vittar e os Major Lazer. “Sua Cara” foi um hit, alcançando 17.8 milhões de visualizações dentro de 24h, batendo o recorde de vídeo mais visto no primeiro dia na plataforma.

 

Em 2017 lança CheckMate, um projeto no qual lançaria um novo single por mês até ao final do ano. “Downtown”, “Vai Malandra” e “Is That For Me” fizeram parte do projeto. No seguinte ano junta-se à sétima temporada do The Voice México como jurada. Apresentada pela Netflix lança também a sua primeira série documental na plataforma, chamada “Vai Anitta”. E, foi através da mesma, que Snoop Dogg conheceu o seu trabalho, acabando por culminar num featuring bem conhecido por todos. “Onda Diferente”. Música que fez parte do quarto álbum de estúdio Kisses. No mesmo ano, é convidada pela rainha do pop Madonna para cantar uma versão alterada da música da cantora portuguesa Blaya “Faz Gostoso”, integrando o álbum Madame X.

Apesar do ano 2020 ter sido complicado para todos, Anitta conseguiu aproveitar para expandir a sua internacionalização. Dedicou-se às aprendizagens de francês e italiano. Desta forma conseguiu gravar “Paloma”, em italiano, com Fred de Palma e “Mon Soleil”, em francês, com Dadju. Tentando agora cada vez mais a divulgação da sua música no mercado europeu.

2022 foi o ano de destaque para a carreira internacional de Anitta. “Envolver” alcança o topo do Spotify Global em março, tornando-a a primeira artista latina com uma música solo a conseguir tal feito, foi incluída no Guiness Book. O quinto álbum Versions of Me é lançado no mês seguinte, tendo recebido avaliações muito positivas dos críticos internacionais. Com colaborações com Cardi B, Khalid e Ty Dolla $ign o álbum inclui os sucessos: “Boys Don’t Cry”, “Me Gusta”, “Girl From Rio” e “Faking Love”.

Avizinha-se um ano de 2023 de grande sucesso para a cantora. Apesar da recente polémica com a sua gravadora Warner Records, acusada pela mesma, nas redes sociais, de ver os seus projetos abandonados por falta de investimento. Anitta foi nomeada como Best New Artist nos Grammy’s o que, apesar de não ter ganho, é uma distinção enorme para a artista. A cantora demonstrará também os seus dotes de atriz, fazendo parte da sétima temporada da série de sucesso espanhola Elite. A pergunta que se impõe agora é: Mas afinal o que falta a Anitta conquistar?