Relatório de despesas foi apresentado na Reunião Geral de Alunos.

Esta quarta-feira, teve lugar no campus de Gualtar a segunda Reunião Geral de Alunos (RGA) do presente mandato da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho). Na sessão, foi divulgada a prestação de contas referente ao ano letivo 2021/2022, presidido por Duarte Lopes, bem como o orçamento previsto para 2023, liderado por Margarida Isaías.

O departamento de cultura e tradições académicas foi um dos setores que apresentou custos mais elevados no mandato presidido por Duarte Lopes, além de ser um dos departamentos mais desafiantes no mandato. O antigo presidente da AAUMinho justificou este gasto com a situação pandémica, que parou as atividades nos mandatos anteriores e dificultou o arranque das atividades na secção. A tesoureira adjunta do mandato anterior, Joana Prata, afirmou que a superioridade de despesas no setor cultural, deve-se ao facto de não se terem realizado em 2021 atividades como as Festas do Enterro da Gata e outras atividades do género.

Outra das principais despesas foram os transportes financiados pela AAUM, que asseguram a ligação entre os campi de Gualtar e Azurém. Segundo Joana Prata, “os transportes deram prejuízo mesmo com os apoios que conseguimos ir buscar à universidade”. Dentro de outros setores, destaca-se ainda a promoção e investimento no desporto, arrecadando grandes financiamentos e promovendo a prática do desporto pelos estudantes minhotos.

O Conselho Fiscal e Jurisdicional (CFJ), representado por Pedro Lopes, considera que a AAUMinho “atingiu os objetivos esperados no mandato anterior”, realçando que no departamento administrativo os gastos podiam ter sido menores. Destacou, de igual modo, a importância dos alunos fazerem uma avaliação critica dos gastos da AAUMinho.

A AAUMinho, pela voz da tesoureira do mandato anterior, realçou ainda que “foi um ano de regresso às atividades todas em pleno, mas com um esforço para aumentar as receitas no mesmo nível”. A tesoureira deste mandato, Aléxia Araújo, apresentou as despesas previstas para este presente mandato.