A ideia já é antiga, mas o reitor mostra-se disposto a aceitar a proposta.

Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho (UMinho) lançou o desafio à Câmara Municipal de Braga para concretizar uma ideia antiga. A entrada dos autocarros da empresa TUB (Transportes Urbanos de Braga) no campus de Gualtar pode ser uma possibilidade, mas o chefe da academia garantiu que a empresa tem que aceitar alguns critérios.

Em declarações à RUM, o reitor da instituição minhota relembrou o encontro recente com o autarca Ricardo Rio, onde um dos temas abordados foi a entrada dos autocarros no campus. Nesse encontro, o dirigente da universidade afirmou estar “disponível para encontrar soluções novas”, juntamente com o município, no que diz respeito à “circulação dos autocarros dos Transportes Urbanos de Braga”.

Para combater o congestionamento automóvel nas imediações da instituição, Rui Vieira de Castro admitiu a “hipótese do atravessamento do campus”. No entanto, esta solução deve salvaguardar “algumas condições essenciais”. A autarquia deve ter em conta a adequação “dos veículos ao tipo de via no interior do campus”, afirmou o chefe máximo da Universidade. Para além disso, garantiu que a solução tem de ter em conta “o ponto de vista dos impactos e tornar-se adequada e plausível”.

Depois de contactado, o presidente da Câmara de Braga disse que a proposta está a ser estudada pela empresa dos Transportes Urbanos de Braga. Ao mesmo tempo realçou o interesse da autarquia e da empresa na concretização desta ideia antiga.