Evento decorre de 30 de março a 1 de abril.
Mais de 5 mil alunos de 800 escolas ao redor do país vão participar na Universidade Portas Abertas (UPA) realizada pela Universidade do Minho. O evento prolonga-se durante três dias, de 30 de março até 1 de abril, no campus de Azurém, em Guimarães.
Segundo a declaração da pró-reitora Teresa Ruão, o número de inscrições “significa um aumento muito grande relativamente às visitas do ano passado”. São cerca de 5 mil estudantes de grupos organizados pelas suas escolas, em especial do Minho, Douro Litoral, Trás-os-Montes e Alto Douro, e mais 1.500 inscrições individuais. Esta edição vai ocorrer novamente em simultâneo com a Roboparty, que “tem atraído muita gente ao campus da Universidade em Azurém”, como diz a pró-reitora.
As inscrições para o evento foram abertas em dezembro do ano passado e encerraram a 28 de fevereiro. Cada um dos dias conta com programas de atividades repletos de amostras, exposições, exercícios e palestras, tudo voltado à apresentação dos diferentes cursos, escolas e institutos da Universidade do Minho, bem como a sua oferta educativa e de investigação.
No seu site oficial, a Universidade Portas Abertas (UPA) promete apresentar “a Universidade do Minho numa perspetiva integral, conjugando a apresentação da oferta educativa através de uma Mostra, onde estarão representadas todas as Escolas e Institutos da UMinho”. Deste modo, permite “a visita aos espaços e a possibilidade de conhecer e experimentar os seus recursos, através da participação em visitas, demonstrações, palestras, atividades experimentais, entre outras”.