Projeto foi lançado por alunos, investigadores e funcionários das instituições académicas.
Foi lançada este fim de semana a plataforma Universidade Comum, criada por universitários e académicos das instituições do ensino superior. A Universidade Comum apresenta-se como um modelo Think Tank, uma espécie de laboratório de ideias, para serem ouvidas em grandes discussões com temas da atualidade académica. Esta plataforma visa ainda contrariar “narrativas dominantes” na sociedade relativamente ao setor empresarial.
Um dos membros do setor executivo da plataforma, Francisco Maria Pereira, defende o desejo de que as instituições de ensino superior deixem de ser “fábricas de estagiários” para algumas áreas de atividade. Dando voz aos estudantes, o membro acrescenta que a lógica da plataforma é ouvir opiniões dos alunos que possam melhorar a lógica empresarial, dado que “as narrativas dominantes não são as únicas possíveis e necessariamente as melhores”.
Os principais temas a abordar na plataforma são a política de propinas, o aumento da produção científica, o financiamento do ensino superior e a precariedade e a gestão dentro das instituições, de modo a não haver tanta “instabilidade no plano de carreira das pessoas”.
A primeira atividade pública do grupo acontece na próxima semana, com um debate online na terça-feira, dia 14 de março. Em discussão vai estar o financiamento do sistema de ensino superior e ciência, levando em consideração o presente momento de revisão do modelo em vigor, e o estudo do ano passado da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre o assunto.
Os próximos debates vão ser baseados em encontros digitais e mensais, entre os meses de março e maio. Os temas vão incidir em questões do governo, democracia e a gestão das instituições académicas, bem como o estado precário do ensino e investigação, as missões e objetivos da Universidade. O planeamento é totalizado na primeira sessão presencial, estipulada para 3 de junho, em Coimbra, com o tema “O Estado e o Futuro da Ciência”.