O impacto das novas tecnologias na área da comunicação é a aposta do GACCUM para o evento.

O Grupo de Alunos de Ciências de Comunicação da Universidade do Minho (GACCUM) organiza a 15ª edição das Jornadas da Comunicação, esta terça e quarta-feira, dias 14 e 15 de março. O tema deste ano versa sobre a inteligência artificial.

Em entrevista ao ComUM, a presidente do GACCUM, Maria Fernandes, revela que a proposta das jornadas deste ano passa por “aproximar os estudantes do mercado de trabalho e proporcionar alguma envolvência entre eles”. Deste modo, o evento “tem muita relevância pois, enquanto alunos de Ciências da Comunicação, é essencial promover e desenvolver experiências fora das aulas”, acrescenta. “Palestras, formações, debates de ideias e uma feira de emprego” são algumas formas que o núcleo encontrou de colocar isso em prática.

Desta forma, o programa desta edição “é mais diversificado com uma parte mais educativa direcionada à experiência profissional, e uma parte mais recreativa”. Assim, oferece “um grande leque de oportunidades e aprendizagens”, como explica a presidente.

Por outro lado, esta edição conta com uma temática ligada à atualidade, a inteligência artificial. Com este tema, o GACCUM pretende que os alunos “se informem e explorem mais sobre esta tecnologia que veio para ficar”, observa Maria Fernandes.

Assim, o dia 14 de março vai iniciar-se, por volta das 10h00, com o painel sobre “A inteligência artificial na comunicação”, seguindo-se por um conjunto de três formações: “Jornalismo de dados”, “Fazer um filme em inteligência artificial” e “Marketing digital”. Ao longo da tarde, os alunos podem ainda aproveitar a feira de emprego e, mais tarde, às 21h00 desfrutar de uma sessão de cinema com o filme “After yang”.

No dia 15 de março, as jornadas vão passar por todas as áreas do curso através do speed-dating, que se vai realizar às 9h30, e também das talks. A primeira está marcada para as 14h00, e vai debruçar-se sobre a questão: “O mercado digital avança para um mercado mais sustentável?”. Já as restantes vão começar pelas 15h30 e 16h30, respetivamente, onde será discutido o processo “Dos ecrãs para a vida real” e a rápida difusão da rede social tiktok com a talk “Marionetas nas mãos do tiktok”.