Lançado a 8 de janeiro de 2013, Vessel é o terceiro álbum de Twenty One Pilots. Carregado de temas como lutas pessoais, insegurança e saúde mental, a dupla, através de metáforas pessoais ou não, transporta para os seus ouvintes histórias moldáveis sem nunca serem vazias e completamente genéricas.

Comunidade Cultura e Arte
Comparativamente ao seu antecessor, Regional at Best (2011), Vessel apresenta, musicalmente, um trabalho mais polido. Todas as suas músicas parecem ter a sua própria energia e uma narrativa diferente. Apesar disso, não nos dá a sensação de que não foram feitas para a mesma obra final, ligando-se umas às outras como fios de uma rede.
“House of Gold” é a quarta das doze faixas musicais de Vessel. Não faz muito sentido. Correção: Esta representa uma conversa entre o vocalista, Tyler Joseph, e a sua mãe. Ela pergunta ao seu filho este cuidará dela à medida que esta envelhece. É uma premissa que está bastante presente ao longo de toda a música (“ She asked me, “Son, when I grow old/ Will you buy me a house of gold?/ And when your father turns to stone/ Will you take care of me?”). Para além disso, a faixa também descreve Tyler a perseguir os seus próprios sonhos. Apesar da música ter um carater autobiográfico, onde há uma autorrealização de que os sonhos ne.m sempre se concretizam, a música parece ser dedicada a mãe por lhe ter incutido essa perspetiva
Em “Car Radio” vemos um lado mais introspetivo do vocalista, que relembra um evento durante a faculdade, em que o rádio do seu carro foi roubado. O silêncio causado pela falta do aparelho, fez Tyler refletir sobre onde é que a mente das pessoas vai quando tudo o que resta é silêncio. Descreve-o como algo que, às vezes, pode ser violento (“Sometimes quiet is violent”), tornando-se irónico à medida que a música evolui, partindo de uma introdução melancólica e avançando progressivamente para um refrão explosivo.
“Guns For Hands” aborda o aumento das taxas de suicídio entre os jovens e a sua letra respeita muito bem esse tópico, apesar da sua melodia, apesar de não ser muito ativa. Além disso também não é tão melancólica como esperado para um tema destes. Apesar disso, o equilíbrio entre as duas, funciona bem. “Trees” , por outro lado, não é das melhores músicas do álbum, quer liricamente, quer musicalmente. Inspirada por um evento em que o vocalista estava à procura de algo numa floresta, a sua mensagem final é a procura pela verdade. O albúm finaliza com “Truce”, que carrega uma mensagem importante a seguir. Após temas como a depressão, a 12º faixa parece um abraço quente.
A dupla fez um excelente trabalho na escolha das músicas e no seu todo para que o álbum seja coeso e completo. Vessel oferece o mix de músicas perfeitas: músicas que nos fazem querer dançar, músicas que nos fazem querer chorar e outras que ficam no meio termo. Uma montanha-russa emocional, bem misturada e trabalhada.
Álbum: Vessel
Editora: Fueled by Ramen
Artista: Twenty One Pilots
Data de lançamento: 8 de janeiro de 2013