OC Barcelos e HC Braga já garantiram vaga no Play-off.

A 25ª e penúltima jornada da fase regular do Campeonato Placard de Hóquei em Patins teve lugar no último fim de semana e sentenciou o destino de praticamente todas as equipas em prova. O OC Barcelos garantiu o terceiro posto e presença nos play-offs, tal como o HC Braga, que vai terminar esta fase no oitavo lugar, o último com vaga na fase decisiva. Famalicense AC e Riba D’Ave HC já garantiram a permanência no principal escalão do hóquei em patins nacional, ao passo que o Juventude de Viana vai competir na II Divisão na próxima temporada.

A jornada começou a jogar-se a 13 de abril, com o HC Braga a antecipar a visita a Tomar, fruto da participação dos bracarenses na final-four da WSE Cup neste fim de semana (sagraram-se vice-campeões, depois de bater, nos penáltis, o CE Lleida nas meias-finais e ceder no encontro decisivo, por 4-5 para o CP Voltregà). Os bracarenses venceram por 4-3, com golos de Gonçalo Meira (8’), António Trabulo (20’), Tiago Sanches (36’, pénalti) e Vítor Hugo (45’), de nada valendo aos tomarenses os tentos de Franco Ferruccio (18’), Tomás Moreira (43’) e Lucas Honório (49’). Com o oitavo posto garantido, os bracarenses já sabem que irão defrontar o líder SL Benfica na fase de play-offs.

Neste sábado, foi a vez dos restantes emblemas minhotos entrarem em pista. O Riba D’Ave entrou a ganhar na receção ao AD Valongo, mas não foi capaz de conter a reação valonguense, que fixou o resultado final em 1-5. Franco Pósito fez o único golo dos minhotos, de grande penalidade, tendo desperdiçado outro castigo máximo com o resultado em 1-3.

A Juventude de Viana, já despromovida no arranque da jornada, teve uma entrada desastrada em pista e viu-se a perder por 1-5 ao intervalo no encontro caseiro com a UD Oliveirense. A segunda metade foi muito melhor da parte dos homens da casa, que chegaram à igualdade a cinco golos já perto do fim, à boleia de um hat-trick de Rémi Herman (29’, 46’ e 48’) e um tento de Rúben Sousa, de pénalti (32’). Apesar da forte reação caseira, os oliveirenses conquistaram mesmo os três pontos (5-6), graças a um golo tardio de Lucas Martínez, que também completou um hat-trick.

O último embate da jornada ditou um dérbi do Minho entre o OC Barcelos e o Famalicense. Miguel Rocha e Alvarinho contruíram o 2-0 favorável aos barcelenses que se verificava ao intervalo. No segundo tempo, Gabi Silva ainda reduziu distâncias, mas Miguel Vieira e Alvarinho confirmaram o triunfo barcelense, bem como o terceiro lugar no final desta fase regular. A equipa de Barcelos fica agora à espera do sexto lugar, neste momento ocupado pela AD Valongo, que ainda luta pelo quinto posto com a UD Oliveirense.

A última ronda da fase regular tem todos os seus encontros marcados para a próxima terça-feira, dia 25 de abril, pelas 18h00. O OC Barcelos desloca-se a Paço de Arcos, enquanto o HC Braga recebe o GRF Murches. O Riba D’Ave finaliza a época em Oliveira de Azeméis, ao passo que Famalicense e Juventude de Viana protagonizam o último dérbi minhoto da temporada no hóquei em patins.

Recorde ainda: Jornada de emoções mistas para as formações minhotas