Abril, o mês da liberdade, marcado pelo feriado de 25 de abril, é também mês de dias mais longos de primavera e, por isso, os minhotos são convidados a viverem novas experiências culturais. O ComUM reune alguns dos programas culturais que podem animar os dias primaveris.

Páscoa Doce – Viana do Castelo

Abril é sinónimo de páscoa e celebração em família. Nesse sentido o concelho de Viana do Castelo traz a sua anual tradição pascoal “Páscoa Doce” entre os dias 2 e 10 de abril, que reúne uma série de atividades familiares que antecipam o espírito da época. Algumas das atividades são concertos, roteiro entre as doçarias mais tradicionais do concelho, feirões e ainda decorações temáticas que preenchem a Praça da Républica.

CM Viana do Castelo | Facebook

The Rite of Trio – Barcelos

O trio de artistas portuenses, The Rite of Trio, com géneros musicais fluidos e variados regressou aos palcos portugueses com o seu mais recente álbum “Triciclo”. No dia 14 de abril marcam presença no Theatro Gil Vicente, Barcelos, para promover “Triciclo” depois de hits internacionais como “Getting All The Evil Of The Piston Collar!”.

O grupo procura incluir referências pós-modernistas consideradas absurdas, humorísticas e “loucas”. Alguns dos géneros na sua discografia incluem Jazz, Punk, música clássica contemporânea, metal entre outras.

Revista RUA

XXXII FITU BRACARA AVGVSTA – Braga

A cidade de Braga não deixa de lado as tradições académicas, umas delas sendo as apresentações das diferentes tunas nos seus respetivos festivais. Nos dias 28 e 29 de abril a Tuna Universitária do Minho regressa com o seu festival anual “XXXII FITU Bracara Avgvsta – Festival Internacional de Tunas Universitárias” no Theatro Circo.

Premiado em 2009 com o Galardão “Nossa Terra”, o evento conta a presença de algumas das melhores tunas nacionais e internacionais que culmina no encontro de diferentes universos culturais com cerca de 300 participantes.

Tuna Universitária do Minho

Hélio Carvalho/ComUM

ORPHEU – Guimarães

ORPHEU, uma produção de Pedro Ramos, tem passado por diversas cidades minhotas com a premissa de ser uma performance inspirada na mitologia grega. Na cidade de Guimarães toma lugar a 29 de abril pelas 21h30 no Grande Auditório Francisca Abreu no Centro Cultural Vila Flor.

A performance parte do mito mitológico de Orpheu para uma peça. Reflete dicotomia entre o tangível e o intangível, o tempo presente e o ausente, o individual e o coletivo, explorando novas contraposições estéticas e linguagens corporais.

bol | site

A maior flor do mundo – Viana do Castelo

A obra de Saramago, considerado um dos mais nobres escritores da literatura portuguesa, ganha forma a 22 de abril no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. A história que transforma Saramago numa personagem da sua própria história numa tentativa de escrever uma “história para crianças”.  A peça de teatro é representada com vários detalhes da obra original, e outros que lhe acrescentam valor.

Teatro Municipal Sá de Miranda | site