A Casa da Memória é um centro interpretativo de conhecimento da cultura, território e história de Guimarães.
A Casa da Memória de Guimarães vai assinalar o sétimo aniversário no dia 25 de abril com uma programação que inclui sessões de contos, teatro e música. A oferta, indicada para toda a família, vai decorrer durante todo o dia com entrada gratuita.
Do alinhamento constam visitas orientadas que visam ajudar os visitantes a compreender a exposição. De acordo com a instituição, trata-se de uma “excelente oportunidade para o público se (re)encontrar com os objetos, tempos e lugares extraordinários que habitam a Casa”.
Além disso, vão decorrer oficinas de olaria inspiradas pela Cantarinha dos Namorados de Guimarães, assim como oficinas de técnicas de impressão e estamparia em tecido que se relacionam com a tradição têxtil e os bordados de Guimarães. Ainda, as famílias vão poder participar na oficina de culinária, orientada pela chefe Liliana Duarte e o chefe Álvaro Dinis Mendes, onde vai ser revisitada a memória da regueifa.
Ao final da tarde, a Companhia de Teatro e Marionetas vai apresentar o “Teatro Dom Roberto”, composto por histórias que partem de memórias tradicionais. Através dos fantoches, a companhia vai mostrar o desafio de cumprir desejos, num tetaro muito interativo com o público. Para os mais pequenos, vão decorrer sessões de contos, de seu nome “Histórias que cabem no ouvido”, dirigidas por Cristina Taquelim.
Por último, os Retimbrar vão dar a conhecer o mais recente álbum “Levantar do Chão”, que reúne temas da última década, num percurso de colaborações com grupos de Zés Pereiras, Ranchos Folclóricos e outros. Traduz-se, assim, numa celebração coletiva da música popular portuguesa, num misto de originais e reinterpretações.