Património edificado e natural está presente em todos os pontos do concelho.
O GuiaComUM chega este mês a Fafe, uma terra de muita história no coração do Vale do Ave. Localizada no distrito de Braga, a cidade recolhe um fervor único das suas gentes, eternizado na Lenda da Justiça de Fafe, e possui uma riqueza diversificada – natural e patrimonial – tantas vezes esquecida.
Teatro Cinema de Fafe
Considerado o principal ponto de interesse cultural do concelho, o Teatro Cinema de Fafe foi inaugurado há cem anos atrás, tendo recebido inúmeros espetáculos de teatro, milhares de filmes, bailes e até comícios de oposição ao Estado Novo. O edifício foi-se degradando e as obras de manutenção não impediram o seu encerramento ao público em 1981. Vinte anos depois, a autarquia adquiriu o cineteatro e iniciou o processo de restauração do mesmo, com reinauguração em 2009, com uma nova sala polivalente para 150 espectadores. A sua arquitetura eclética, fundindo características neobarrocas e neoclássicas, e a sua decoração interior, tornam-no único entre os espaços culturais do nosso país.
Casa do Santo Novo
A Casa do Santo Novo, situada no berço da cidade, é albergue da Casa Municipal da Cultura e dos Museus das Migrações e da Imprensa. Em 1958, a família Santo, a quem sempre pertenceu o palacete, vendeu-o à Câmara Municipal de Fafe. Na década anterior, a Escola Industrial e Comercial já se havia instalado no rés do chão, estando em funcionamento até à Revolução dos Cravos, a 25 de abril de 1974. Dez anos depois o espaço passou a ser ocupado pela Casa Municipal da Cultura, a partir da qual foram criados os dois principais museus da cidade. O palacete apresenta traços neoclássicos, típicos da arquitetura “brasileira” – que na verdade é a influência trazida pelos fafenses que haviam emigrado para o Brasil e regressavam à sua terra natal.
Jardim do Calvário
O principal jardim público da cidade de Fafe é o Jardim do Calvário. A obra foi projetada pelo então Presidente da Câmara, José Florêncio Soares. Em 1912 foram construídos o lago e o coreto ainda hoje existentes, e em 1914 o jardim começou a receber iluminação elétrica.
De clara inspiração romântica, o Jardim do Calvário apresenta uma estrutura retangular e é murado por cedros, tílias e carvalhos. O Jardim do Calvário continua a ser um espaço de convívio, repouso ou namoro, onde qualquer fafense pode confraternizar ou desfrutar da vista para as paisagens do concelho. O espaço público recebe ainda, esporadicamente, atuações musicais no coreto e manifestações sociais.
Parque Aquático de Fafe
Situado no alto do Monte das Freiras, com vista privilegiada para a cidade, o Parque Aquático de Fafe tem registado níveis de afluência turística que colocam a cidade como referência na oferta de lazer ao nível do Minho e do país. Ambicionando tornar-se a melhor infraestrutura do Norte do país, prevê-se novos investimentos em mais escorregas e piscinas e na construção de bungalows.
O Parque Aquático de Fafe anunciará em breve as datas de funcionamento deste verão.
Casa do Penedo
A Casa do Penedo localiza-se na freguesia de Moreira de Rei, no coração da Serra de Fafe, a 10km da sede do concelho. A peculiaridade da habitação, construída entre quatro rochedos – que integram a própria estrutura – tornou-a uma das principais atrações turísticas do concelho. Inicialmente projetada como “refúgio” de férias dos proprietários, em 1976, já foi considerada a “casa mais estranha do mundo” e está agora aberta a visitas guiadas, para além de outras experiências únicas.
Albufeira da Queimadela
A Albufeira da Queimadela possui uma área de 11 hectares de completa harmonia com a natureza, podendo qualquer pessoa utilizar o parque de merendas ou praticar desportos náuticos não poluentes. Na zona envolvente da barragem e respetiva praia, em Revelhe, existe ainda um trilho pedonal arborizado que as liga ao Parque de Campismo e Caravanismo e à aldeia-fantasma do Pontido, facilitando o acesso aos campistas ou àqueles que visitam os espaços.
A praia fluvial da barragem é abastecida pelas águas do Rio Vizela e faz parte do programa “Praia Acessível – Praia para Todos!”, que procura garantir condições de acesso a todas as pessoas, independentemente da idade ou incapacidades motoras.
Igreja Românica de Arões
Localizada em São Romão de Arões, esta igreja é o único Monumento Nacional pertencente ao concelho. A sua estrutura, datada do séc. XIII, é tipicamente românica, embora contenha laivos do gótico e do barroco – fruto das obras de renovação pelas quais passou ao longo da sua história.
As paredes maciças e interior escuro conferem uma aparência austera à igreja, enquanto que os elementos introduzidos no período Barroco, como o teto de caixotões sobre a nave, a colocação dos altares laterais em talha e o arco de acesso à capela-mor enriqueceram em muito um monumento que se tornou, mais do que um lugar de culto, a “jóia da coroa” do património local.
Maio 2, 2023
Muito bonito mas já não há várzea cova.