A iniciativa incentiva a leitura no concelho.

O Centro Cultural de Viana do Castelo torna-se palco de “Ler em Viana: Festa do Livro e das Artes”, até ao dia 30 de abril. A iniciativa propõe a dinamização de atividades que impulsionem o interesse cultural e hábitos de leitura através de lançamento de livros, conferências, espetáculos, concertos, encontros com escritores, espetáculos, teatros e a 43º edição da Feira do Livro.

Na apresentação da segunda edição do “Ler em Viana”, o vereador da Cultura e da Educação, Manuel Vitorino, afirma que esta é “uma iniciativa cultural relevante para o concelho, que alia cultura e educação” com uma “programação estruturada e de qualidade”. Declarou também que “este diálogo entre a educação e a cultura é muito relevante e gera um enriquecimento mútuo”.

“Ler em Viana” conquistou 10 mil pessoas no ano passado e “Contornos da Palavra”, a iniciativa destacada pelo diretor da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, Rui Viana, pelas suas atividades de leitura, poesia, concertos, oficinas e programação infantil recebeu cerca de 13 mil pessoas, pelo que a segunda edição é aguardada com grandes expectativas.

A 14º edição do “Contorno das Palavras” decorre em paralelo entre 17 e 18 de abril em colaboração com Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares para escolas privadas e públicas do conselho. A temática é “A Ciência de Educar” que proporcionam o emergir de atividades culturais e formativas para alunos e docentes.

A Feira do Livro decorre de segunda a sexta-feira das17h00 às 00h00 e nos fim de semana das 15h00 às 00h00. Conta com 32 stands, e 14 livreiros representantes das editoras do país. “Contornos das Palavras” toma lugar nos 7 agrupamentos escolares com propostas em 71 escolas públicas e 4 escolas privadas.

A segunda semana reúne Isabel Campos e Rita Ferro em torno do livro “Brevíssimo dicionário dos snobs”, no dia 26 de abril, às 21h30 em “Conversa com Escritores” bem como “A aldeia das almas desaparecidas: a floresta do avesso”, no dia 27 de abril às 21h30, com Isabel Campos e Richard Zimler. Carlos Fiolhais e Alexandre Quintanilha apresentam-se a 28 de abril no mesmo horário com “O Corpo Humano e a Ciência”.