Como seguimento e continuação do primeiro filme da franquia (Mistério no Mediterrâneo), o Mistério em Paris situa-se em França, na maior parte do tempo. Nick e Audrey Spitz decidem abrir uma agência de investigação, motivados pela sua resolução anterior do crime no cruzeiro. Entretanto, o negócio do casal não caminha assim tão bem, até o momento que são convidados ao casamento de um amigo bilionário e consequentemente deparam-se com mais um caso misterioso para solucionar: o sequestro do noivo bem no dia de seu casamento.
Com piadas divertidas e um humor mais leve, o filme é capaz de despertar boas risadas e é a escolha ideal para passar o tempo e relaxar em família. Já o enredo principal, pode ser considerado um bocado confuso com muitas voltas mas, ainda assim, prende a atenção do telespectador com certa leveza e divertimento. Com essa ideia, é possível avaliar que a qualidade de construção do roteiro foi deixada em segundo plano, focando-se mais no alívio cômico e diversão que o filme pôde proporcionar.
Nesse sentido, ao assistir a longa-metragem, também é possível perceber que o objetivo principal da franquia foi o de trazer ao Mistério em Paris o mesmo sucesso que atingiu o seu antecessor, O Mistério do Mediterrâneo (2019). Contudo, basta mencionar que o filme não surpreende tanto como o anterior, pois utiliza o mesmo modelo e uma similar linha de raciocínio no desenvolvimento da história. Por essa razão, o “plot twist” não atingiu um nível de adesão e agrado grande do público, visto que muitos telespectadores conseguiram desvendar o mistério de uma maneira muito previsível.
Os efeitos especiais do filme podem ser considerados de uma forma até mesmo cômicos. Em algumas cenas, percebe-se que não são muito bem trabalhados ou sequer aprofundados, se passando tipicamente por efeitos utilizados em filmes meramente infantis. Já com relação à trilha sonora, pode ser avaliada como divertida, pois cumpre o papel de se encaixar com as cenas e transmitir a quem assiste os diferentes sentimentos e emoções de cada momento.
Em outra via, a escalação do elenco não deixou a desejar. Os dois protagonistas, interpretados nada mais nada menos que por Adam Sandler e Jennifer Aniston, apresentam uma química interessante de um casal que tem uma relação amorosa aliviada pela comédia do momento. Tudo isso garantido por uma atuação digna e sempre harmoniosa entre os dois atores, ambos extremamente renomados e premiados no meio cinematográfico.
Dessa forma, O Mistério em Paris torna-se um filme que vale a pena assistir em momentos em família ou até mesmo para descontração. Porém, não se recomenda criar grandes expectativas de um final surpreendente como o do primeiro filme.
Título Original: Murder Mystery 2
Realização: Jeremy Garelick
Argumento: James Vanderbilt
Elenco: Jennifer Aniston, Adam Sandler
Estados Unidos da América
2023