A exposição ganhou lugar no Museu da Olaria e pretende representar o município de Barcelos.
A exposição “Fé e Folia em Barro” tornou-se pública no dia 18 de março e que pode ser visitada até 21 de janeiro de 2024, no Museu de Olaria de Barcelos. De entrada gratuita, é possível visitar as muitas peças, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h30 e aos fins de semana e feriados, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Estão expostos diversos trabalhos que apresentam vários temas, como a religião e as festas. Os barristas de Barcelos têm, então, oportunidade de demonstrar a evolução de diferentes temáticas consoante os seus pontos de vista.
A crescente utilização de novos instrumentos que auxiliam o seu trabalho permitiu uma maior produção e venda de artigos em pequenos eventos como festas e feiras. Brinquedos e louças são algumas das peças mais procuradas pelo público. Devido ao aparecimento de novos instrumentos, como a roda de oleiro, a visibilidade do trabalho dos barristas aumentou significativamente.
Tornou-se também muito mais prático ter o auxílio das novas tecnologias, visto que as peças de barro adquiriram certas características, como um maior brilho e um novo leque de tintas. Com a ajuda de moldes, é agora possível tornar a execução das peças mais rápida. Assim, os artigos têm vindo a adquirir maiores dimensões.
A arte popular começou a ser reconhecida por figuras importantes, como António Quadro. Assim, Rosa Côta, Rosa “Ramalho” e Teresa Carumas são exemplos de nomes que se têm vindo a destacar após as inovações na olaria. Barcelos tem agora oportunidade de dar a conhecer esta que é uma das mais importantes atividades artesanais do seu legado.