A cultura minhota é premiada.

Na edição deste ano dos Prémios Cinco Estrelas Regiões, Viana do Castelo conquistou dois prémios. Os lugares de destaque foram dados ao Museu do Traje e à Filigrana, que venceram nas categorias de Museus e Artesanato, respetivamente. O Minho e a cultura minhota ficam representados e premiados, nesta premiação, por Viana do Castelo.

O Museu do Traje, que se localiza no centro da cidade, desde a década de 50, destacou-se bastante como sede do Banco de Portugal, na cidade de Viana do Castelo. A exposição dos trajes e da etnografia da região, despertou desde cedo interesse por parte dos habitantes da cidade e dos visitantes. Mais tarde, em 1997, foi então oficialmente criado este museu, com o principal objetivo de divulgar e dar a conhecer um pouco mais da etnografia de Viana do Castelo. Através da demonstração dos trajes elaborados pelas raparigas da região, é possível trazer de volta um pouco mais desta peça essencial do património vianense.

A Filigrana é um trabalho que requer todo um tempo e precisão específicos. Não é uma arte originária da cidade minhota, mas é aqui que ela se destaca. O norte português conhece a filigrana como nenhuma outra zona, e as suas peças feitas de ouro ou prata, são maioritariamente usadas por grupos folclóricos e mulheres trajadas.

A decisão de que regiões vencem determinadas categorias é da responsabilidade dos portugueses. A população, de norte a sul e regiões autónomas, tem a oportunidade de votar nos favoritos em diferentes categorias como a gastronomia, arte e cultura. Estes prémios têm o propósito de valorizar marcas portuguesas regionais.

Este ano, foram contabilizados como votantes cerca de 436.000 portugueses e, a contagem dos dados foi da responsabilidade da Multidados.com. Assim, as vinte regiões que foram a concurso tiveram a possibilidade de demonstrar o seu papel e trabalho a diferentes níveis.

Os Prémios Cinco Estrelas Regiões premeiam os melhores e dão destaque e valor às regiões portuguesas para continuarem a desempenhar o papel que têm feito até então. Viana do Castelo conseguiu o seu merecido lugar em duas das categorias e ganhará, com certeza, maior visibilidade com esta conquista.