Investimento na mobilidade sustentável vai também passar pela criação de uma linha de BRT.
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ainda pode chegar aos Transportes Urbanos de Braga (TUB) para a aquisição de novos autocarros. A possibilidade foi adiantada pelo Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, Pedro Dominguinhos, em entrevista à RUM.
O responsável reforçou que o processo de descarbonização dos transportes públicos continua em discussão, sendo o financiamento priorizado para autocarros elétricos ou de mobilidade suave. “Na mobilidade sustentável está previsto financiamento a outras empresas de transportes a nível de autocarros, que no primeiro concurso ficaram fora do âmbito, porque só Lisboa e o Porto foram abrangidos por esse tipo de investimento”, declarou.
Ainda no âmbito deste assunto, o responsável assinalou a maturidade do projeto de implementação de BRT em Braga como fundamental na aprovação do financiamento de 100 milhões de euros, devendo por isso ser aprovado pela Comissão Europeia. Pedro Dominguinhos destacou que o investimento em Braga é mais do que um desígnio do PRR, sendo “uma realidade até 2026” e “um contributo relevante para a mobilidade sustentável e para a transição verde”.