O projeto de instalação envolve os municípios de Guimarães, Famalicão e Braga.

A zona envolvente ao campus de Gualtar da Universidade do Minho (UMinho), onde se encontram os bares mais frequentados pelos estudantes da instituição, vai ter sistema de videovigilância. Os sistemas vão estar espalhados pelo centro histórico de Guimarães, Famalicão e Braga, contudo na capital de distrito vai ser acrescentada a área envolvente ao campus da UMinho.

O projeto pretende dar resposta aos pedidos das sucessivas direções da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) para a segurança dos estudantes que vivem e/ou frequentam diariamente os bares e cafés nas redondezas do campus. Além destes, também os proprietários dos bares têm vindo a apelar a uma maior proximidade das forças de segurança neste meio que, frequentemente, lida com desacatos, assaltos e sentimento de insegurança provocado por grupos externos à instituição académica.

O projeto está a ser trabalhado pela autarquia de Braga em articulação com a Polícia de Segurança Pública (PSP), bem como com os municípios de Guimarães e Famalicão que também solicitam este sistema nos respetivos centros urbanos. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, a medida vai avançar “em breve” ainda que as localizações exatas estejam a ser alvo de estudo.

De acordo com o autarca, a concretização da ideia para o presente ano “depende de várias circunstâncias”. E acrescenta: “o plano está a ser elaborado em conjunto. Depois teremos questões de procedimentos contratuais que demorarão o seu tempo, de validação da sua instalação junto das entidades competentes”.