Artpop é o terceiro álbum da carreira da artista Lady Gaga e é focado nos géneros musicais pop e electronic dance music (música de dança eletrónica). Este álbum conta com sucessos como “Applause” e “G.U.Y.” que valeram ainda mais reconhecimento à cantora americana.

DR

Lançado pelas gravadoras Streamline e Interscope, foi a 6 de novembro de 2013 que o público ficou a conhecer o novo trabalho da cantora, após o seu último sucesso Born This Way, em 2011. Artpop veio a render a Gaga nomeações como no Billboard Music Award na categoria de Top Dance / Electronic Album e chegou mesmo a vencer, em 2014, os Japan Gold Disc Awards.

Conta com cerca de 59 minutos de música dispersos por 15 faixas e, este trabalho veio a demonstrar um novo conceito apresentado pela artista. Inicialmente, o álbum iria chamar-se Popart, contudo, Lady Gaga acabou por considerar Artpop afirmando que encontrou neste último uma tentativa de encontrar vulnerabilidade no seu trabalho. Este é um disco que se baseia em todo um conceito de mitologia e arte grega, tal como se pode verificar na sua capa – imagem da obra “O Nascimento de Vénus”, de Sandro Botticelli.

Temas como “Gypsy” demonstram o ritmo contagiante presente no álbum, bem como uma letra que atrai a nossa atenção, devido à clara mensagem da artista sobre os seus sentimentos. Este é um exemplo claro de uma canção que consegue transmitir uma boa vibração ao mesmo tempo que aborda questões como a solidão e a independência.

Já “Dope” é nos apresentada com um caráter muito mais pesado, onde sentimos a necessidade e busca da cantora por alguém que lhe é muito querido. Mais do que apenas um refrão melancólico, esta é uma música que se caracteriza por ter um ritmo calmo do início ao fim.

Aura” e “Swine” são já o oposto. São temas bastante agitados que representam o caráter acelerado e poderoso da artista. Artpop possuiu na sua maioria temas como estes, que têm uma melodia rápida e um refrão viciante. A exaltação dos sentimentos é muito visível nestas músicas e é isto, que dá sentido à ideia da artista para concretizar um álbum que transparecesse a arte e a vida.

Com este álbum, Gaga iniciou a sua tour ArtRave: The Artpop Ball, a quarta do seu percurso na música, e teve início em maio de 2014. Após o lançamento de Artpop, o mundo teve a oportunidade de conhecer um pouco melhor, o que Lady Gaga descreve como uma celebração da cultura pop.