Com a celebração dos 49 anos da Revolução dos Cravos, a edição de abril do C Criativo celebra a democracia através de dois projetos que enaltecem a alma e o corpo daqueles que lutaram pela liberdade dos nossos dias.
Com o intuito de apresentar novas perspetivas aos nossos leitores, a nova rubrica da secção de Multimédia do ComUM traz um olhar criativo sintonizado com a prática jornalística. C Criativo é o espaço onde os colaboradores de Multimédia têm a oportunidade de explorar novas possibilidades técnicas e conceituais. Com uma periocidade mensal, os colaboradores desenvolvem um projeto criativo, de mãos dadas à reflexão crítica sobre um determinado assunto da atualidade.
Além das Cicatrizes
Durante o Estado Novo, vários homens portugueses foram forçados a combater uma guerra que não era a deles, a Guerra Colonial. Com o intuito de impedir o esvanecer das histórias e sacrifícios de quem viveu na época ditatorial, decidi colocar o foco nos corpos de três ex-combatentes – José Lima, Luís Sousa e José Magalhães. As suas cicatrizes são as memórias físicas que põe a descoberto o que viveram durante a guerra e traduzem-se nos traumas que para sempre as acompanham.
Por Joana Lima
(R)existir
É nas raízes de uma história que se desenha um futuro. Nesta composição visual, objetivou-se construir a ideia de raíz, no sentido não só de origem, mas também como algo que sustenta um país e um povo em sua essência. Todos estão ligados e se fortalecem a partir da ideia coletiva de democracia e liberdade. Esta última, tão intrísseca ao ser humano como o seu próprio corpo e as marcas que o mesmo carrega.
Colaborações: Marta Costa, Maria Giezen, Otacílio Neto, Mariana Dias, Miriam Michelle Ramirez e Rita Silva
Por Elisa Siquara