Abril marca o 49º aniversário do lançamento do primeiro livro de Stephen King, Carrie. Esta obra marcou o inicio de uma carreira de 48 anos recheada de êxitos de vendas. Vendeu mais de 350 milhões de cópias dos seus livros, com 64 livros escritos e 11 coleção de contos. É considerado o 9º autor mais traduzido do mundo e muitas das obras foram adaptadas para cinema.
Entre 1981 a 2022 o “mestre do horror” ganhou 32 prémios. King nasceu em Portland nos Estados Unidos em 1947. Quando tinha 2 anos o pai, um marinheiro mercante, deixou a família e por isso foi criado pela mãe, com dificuldades financeiras.
No secundário frequenta a Lisbon Falls High School, uma escola do estado de Maine. Lá começou a escrever contos, a participar no jornal do liceu e no jornal local. Isto alimenta o seu gosto pela escrita crescesse que culmina na escrita do primeiro manuscrito para publicação em 1960, que não foi aceite.
Só teria sucesso na submissão 14 anos depois com Carrie. No mesmo ano, numas férias ao Stanley Hotel no Colorado, encontra inspiração para escrever o segundo livro “The Shining”, que chegou às lojas em 1975.
Em 1999 King fica gravemente ferido num atropelamento, o que faz com que fosse um dos pioneiros da escrita online, começando a escrever para o seu site. O acidente também levou o autor a escrever a bibliografia On Writing, que contem uma retrospetiva do inicio da sua carreira.