Melanie Martinez regressou com uma diferente persona através do seu novo álbum “Portals”, onde a originalidade e singularidade do talento da cantora se fizeram sentir mais uma vez. Depois de semanas de grande ânsia, foi a 31 de março que a artista lançou o que parece ser o primeiro projeto a ser efetivamente reconhecido e popularizado mundialmente.
/cloudfront-eu-central-1.images.arcpublishing.com/diarioas/HA2BCIFTEFHKTCVH2XD7KZPIME.jpg)
AS USA
O novo álbum surge no seguimento de “Cry Baby” e “K-12”, criando uma sequência de histórias das diferentes personagens que Melanie já representou. Ainda sem nome, a nova criatura de “Portals” dá fim à sua era anterior e oferece espaço a uma nova história igualmente criativa e socialmente crítica. O novo projeto explora sobretudo o papel e as ações negativas dos homens na vida das mulheres, não deixando de parte outros problemas presentes na comunidade contemporânea.
A primeira música do álbum, previamente lançada e intitulada de “Death”, explica precisamente a morte da sua personagem anterior. A premissa envolve a ideia de que, apesar de um corpo morrer, a essência e a alma permanecem vivas, dando a entender que a artista permanece a mesma apesar da sua mudança. A letra demonstra um lado de resiliência e não de desespero face à mortalidade, com Melanie a tranquilizar os seus fãs: “Please don’t ever worry / I know it’s morbid / But we all die one day”.
O tema de “Tunnel Vision” trata de empoderamento e autovalorização. A letra fortalece uma certa confiança no próprio corpo e procura apelar à recusa da objetificação que é cada vez mais comum – “Yeah, you can look but you can’t touch / I’m not just anyone”. Melanie Martinez sugere estar consciente do seu valor e não estar disposta a contentar-se com menos do que merece, “Honeysuckle and fresh meat / But I’m more than that, more than that”, aumentando o seu alerta para este tipo de situações e as suas implicações na autoestima. No entanto, no refrão a artista enfatiza esta mesma autoestima referindo que a valorização de cada um não está de qualquer modo relacionada com a gratificação sexual, “Obvious what you’re after / And I’m more than that, more than that”.
A plataforma do TikTok foi um grande meio de promoção e popularização de certas faixas deste novo projeto. “The Contortionist” tornou-se viral por todo o mundo e trouxe uma letra que, apesar do seu teor bastante sexual, consegue transmitir bem a sua mensagem. Criticando aqueles que fazem com que os seus parceiros sintam a necessidade de os satisfazer sexualmente, Melanie introduz também as dificuldades que isso traz para a auto-estima e o estado mental. Com frases como “Twisted all my limbs for you” e “Never get a chance to undo / Positions that you forced my way into”, a faixa realça a forma como nos contorcemos para sermos alguém que não somos para satisfazer outras pessoas.
As letras de “Moon Cycle” e “Nymphology” são mais direcionadas para as mulheres. A primeira aborda o período menstrual e a forma como isso é visto sexualmente pelos homens, algo que é considerado taboo. Já com “Nymphology”, Melanie critica a repressão da feminidade trazida por homens egoístas – “Auctioned to a selfish man that thinks that he’s the prophecy”. A canção é uma forma de dizer que a mudança é uma necessidade para nós, enquanto sociedade, e precisamos especialmente de uma mudança no âmbito da feminilidade.
“Evil” não termina o álbum, mas quase que tem esse efeito. É uma faixa incrível que aborda relações tóxicas e as ações que, por vezes, tomamos por alguém que achamos que nos ama da mesma forma – “Said it’s all in my head, all in my head / Whenever I spoke my truth”. A artista tenta empoderar a própria defesa e o fim de uma manipulação amorosa (“I won’t be mistreated, please call me conceited”), cortando laços com o parceiro tóxico.
O álbum conseguiu atingir as expectativas dos fãs e demonstrou com total perfeição a arte e a criatividade excêntrica de Melanie Martinez. Apesar da cantora terminar uma fase da sua carreira que era bastante adorada por todos os que a acompanhavam, a nova fase será igualmente memorável e este projeto será definitivamente considerado um dos seus grandes hits. Melanie já tem vindo a apresentar diferentes projetos e não apenas musicais, como foi o caso do filme musical “K-12”, e surpreende sempre com a sua expressão artística que a diferencia num mundo da música cada vez mais homogéneo.
Álbum: Portals
Artista: Melanie Martinez
Editora: Atlantic Records
Data de lançamento: 31 de março de 2023