Os estudantes da academia minhota traçam as suas capas pretas ao som de fado.
As Monumentais Festas do Enterro da Gata começaram na noite de dia 5 de maio, mesclando o espírito académico e a tradição, com o Velório da Gata e as Serenatas, no centro da cidade. Esta celebração inicia as festividades que encerram o ano letivo e, nos próximos dias, o Altice Forum abre as suas portas para a continuação das celebrações.
O evento começou às 22h00, na Estação Ferroviária de Braga. A essa hora, estudantes, famílias e visitantes aguardavam na rua que as celebrações fossem iniciadas, com a saída da marcha fúnerbre do comboio. O caixão dirigiu-se de seguida, em procissão, até ao Largo do Paço, onde decorreu uma atuação alusiva ao tema do Enterro da Gata. A animação das pessoas era o que se mais destacava.
A aproximar-se da 1h do dia 6 de maio, o velório continuou do Largo do Paço até ao Largo da Sé. Neste espaço estavam milhares de alunos trajados à espera que se cantasse o fado. A presidente da Associação Académica da Universidade do Minho e o Papa da praxe da academia fizeram um breve discurso, a apelar a que os estudantes aproveitassem a sua jornada na Universidade do Minho.
O grupo de fados académico – Sina apresentou-se com vozes que ecoaram pelo recinto trazendo sentimentos de nostalgia e emoção dos alunos. Com duas guitarras portuguesas e três guitarras clássicas as músicas tocadas foram clássicos. Enquanto tocavam, os estudantes traçavam as suas capas.
O evento contou com centenas de estudantes nostálgicos, muitos, naquele que é o fim do que é o seu percurso académico nesta casa minhota. Os aplausos foram substituídos pelo saudar do tricórnio num momento belo que promete ficar registado na memória de vários estudantes.
As Monumentais Festas do Enterro da Gata continuam em Braga até 12 de maio.
Artigo atualizado às 10:01 do dia 7 de maio de 2023