“Shhimfrim” é a canção que inicia o novo EP de INÊS APENAS, “Leve(mente)”, lançado a cinco de maio. Composto por seis temas diversos, o single abre a produção com uma nova faceta da cantora.
Divulgado uma semana antes do lançamento do EP, “Shhimfrim” destaca-se pelos ritmos dançáveis, leves e energéticos conectados ao Pop, R&B e Drum&Bass. A composição e interpretação da artista leiriense, em união á produção de NED FLANGER, cria uma obra irreverente ao que costuma editar.
É deixado de parte a escrita romântica observada em músicas anteriores como “Fim do Mundo”. No single, a artista opta por uma composição mais ousada, onde, contrariamente, narra uma relação conturbada. Juntamente com o ritmo calmo, realçado por uma batida cativante, a canção esconde o significado mais profundo das palavras entoadas.
INÊS APENAS expressa a fase terminal de uma relação, a sua instabilidade e a perda de sentimentos vívidos e alegres. Ao mesmo tempo que a cantora-compositora parece introduzir uma relação casual (“Se te sentiste amada/Foi só por mero acaso”), existem aspetos que evidenciam uma conexão mais complexa. A artista exprime como “se quer ver livre” do companheiro em versos como “Eu não me contento com pouco/ Viver na tua asa já não é para mim” e o sussurro “Baza” a meio da canção; porém revela, em versos seguintes, a dificuldade por detrás das suas afirmações: “A tua energia tira-me o foco/ De repente sou nada sem ti”.
Essa antítese de pensamentos ganha a sua verdadeira dimensão no refrão cativante do single. O desejo de se manter a relação, mesmo esta se sentir com os dias contados, é mostrada repetidamente com “Daqui, enfim, cozinha pra mim/ E no fim vai, não faças shhimfrim”, onde o baixo e a bateria tornam-se os protagonistas da melodia.
É com esta camada superficial com diversas questões intrínsecas que INÊS APENAS pretende definir o seu novo EP. “Cada uma destas canções mostra uma parte de mim: são várias camadas, de diferentes estilos e sentimentos, de uma miúda que se está a tornar mulher. Trabalhei em todos os pormenores de forma mais madura, segura, mas também leve.” Referiu também que “A música fala por si, trago aqui um claro desejo por liberdade, a todos os níveis, e uma ambição por dias mais descontraídos, de dor apaziguada, mas focada na boa energia. Neste EP digo o que penso, sem qualquer filtro ou limitações”.
“Shhimfrim” é uma ótima introdução ao trabalho divulgado por INÊS APENAS a cinco de maio. Revela uma versão madura com ritmos leves, que cativa não só os fãs da artista de Leiria como quem ouve as suas gravações pela primeira vez.
Single: Shhinfrim
Artista: INÊS APENAS
Editora: INÊS APENAS
Data de lançamento: 26 de abril de 2023