As Festas foram recentemente inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Com quase 40 atividades para todos os gostos e idades, as festas de Santo António de Vila Nova de Famalicão prometem dar que falar entre os dias 7 e 13 de junho. Apesar das novidades da edição, os costumes habituais como a sardinha assada, o manjerico, os carrosséis e os bailaricos ao som da música popular não ficarão de fora. As Antoninas terão Xutos e Pontapés, Maninho e T-Rex como destaque.
Artistas nacionais de renome foram a principal aposta da cidade. Instalado na renovada Praça D. Maria II, o palco da festa popular abrirá com a aclamada banda rock portuguesa, Xutos e Pontapés, dia 7 de junho, às 22h00. O artista brasileiro Maninho mostrará o seu “gingado” dia 9, e o fenómeno atual T-Rex estará presente no dia seguinte, ambos às 22h00. Segue-se a apresentação dos DJ’s Toninhos e convidados. O humorista Costinha e os Sopa de Pedra também marcarão presença dias 8 e 11 de junho, respetivamente, a partir das 21h30.
O desfile das Marchas é, também, outro habitual ponto alto das Antoninas de Famalicão. Com o tema “Gentes da Lavoura”, as oito marchas inscritas vão sair à rua às 21h00 no dia 12 de junho. Os espectadores terão ainda a oportunidade de assistir às atuações de Maria do Sameiro enquanto se preparam para o estimado espetáculo cultural.
Aos restantes dias não escassam ocupações. Dia 8, às 14h30, o 4.º Encontro de Cavaquinhos dará música ao público, ao passo que no dia seguinte, dia 9, os mais pequenos animarão com as Marchas Infantis. O sábado, dia 10 de junho, convida a acordar cedo para a Caminhada Camiliana, marcada para as 9h00.
O desfile “Tocá Bombar” e o desfile etnográfico pretendem igualmente trazer energia, estando agendados para as 15h00 e 15h30, respetivamente. Na mesma medida, o domingo contará com o Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado às 10h00, juntamente com uma tarde preenchida por música popular na Praça D. Maria II.
O último dia das Antoninas, dia 13 de junho, contará com uma vertente mais religiosa. Os Terceira Dimensão atuam na data de encerramento da festa popular, no anfiteatro do Parque da Devesa às 20h00. Para finalizar com maestria, o público terá a oportunidade de contemplar o espetáculo pirotécnico à meia-noite.