Lançado a 11 de setembro de 2007, Kanye West ofereceu ao mundo o álbum que viria destabilizar a indústria com Graduation. Este foi, sem dúvida, um dos projetos mais aclamados pela crítica e considerado um dos marcos da carreira do artista, destacando-se pela sua produção inovadora no mundo do Hip-Hop, até então.

Vanity Fair

Das várias singularidades do álbum, a que mais se destacou foi a incorporação de elementos eletrónicos, como sintetizadores, nos beats de Hip-Hop. Estas particularidades resultaram numa sonoridade mais futurista e energética, presente em faixas como “Stronger” com a participação dos Daft Punk. Para além desta, outras colaborações acrescentaram valor, variedade e influência musical nos estilos do projeto, que contou com a presença de T-Pain, Lil Wayne e Chris Martin da banda Coldplay.

Como referido anteriormente, o álbum foi lançado precisamente seis anos depois do atentado às Torres Gémeas em Nova Iorque. Com certeza, que do mesmo modo que o atentado marcou a vida dos nova-iorquinos e do mundo, este álbum marcou a história e o rumo que o Hip-Hop viria a tomar.

É impressionante o facto de mesmo passados dez anos, a música “Flashing Lights” ainda representa e marca os anúncios dos perfumes da Dior, pelo Natal, que passam entre os intervalos de Sozinho em Casa, na televisão. Este facto permite afirmar que esta música deve ser reconhecida até mesmo pelas nossas avós. A faixa destaca-se pela sua produção hipnótica, que cria uma sensação de imersão que intriga desde as primeiras notas, abordando relacionamentos do rapper e a efemeridade da fama. Para além disso, Kanye West reflete as suas próprias inseguranças e a necessidade de se proteger das “luzes piscantes” da indústria. Além da produção e das letras, é importante também destacar a participação de Dwele. A sua contribuição melódica suave contribuiu para uma agradável harmonia que complementa perfeitamente a atmosfera misteriosa da música.

Outra música que merece destaque é “I Wonder”. Esta faixa destaca-se pela sua atmosfera melancólica, que contribui para uma reflexão introspetiva. A introdução começa com uma batida e melodia suave, criando uma atmosfera de contemplação. À medida que a música se desenvolve, novos elementos sonoros são introduzidos, adicionando camadas e texturas à composição. Liricamente, “I Wonder” aborda a busca por propósito e significado na vida. Kanye West expressa a sua inquietação e dúvidas pessoais, questionando-se sobre o caminho que estaria a seguir e sobre as expectativas que o cercavam.

Por fim, “Stronger”. Todos reconhecemos a icónica frase “Harder, Better, Faster, Stronger”. A música destacou-se pela sua produção inovadora e enérgica dos Daft Punk, que combinaram elementos do hip-hop com a música eletrónica. Os diversos elementos sonoros criam uma atmosfera festiva e energética, fazendo da música uma escolha frequente em festas e eventos. A fusão do hip-hop com elementos eletrónicos foi um movimento ousado na época, e executado de forma brilhante, proporcionando um som distinto e vanguardista. Liricamente, “Stronger” aborda temas de superação, força interior e perseverança. As letras destacam a capacidade de enfrentar desafios e adversidades, ressurgindo ainda mais fortalecido.

Posto isto, apesar da sua presença em muitas controvérsias e polémicas, é inegável a qualidade de Kanye West como artista musical. Graduation é a prova da qualidade do rapper, até porque foi este álbum que veio salvar 2007 da monotonia no Hip-Hop internacional, convidando todos os restantes rappers a pensar diferente.