Born To Die é o segundo álbum da carreira da artista Lana Del Rey. Incluindo temas do género pop (pop indie e pop alternativo), este conta com grandes sucessos como Summertime Sadness e Born To Die, que dá nome ao disco.

Lana Del Rey revela inédita “Love” – Monkeybuzz

Monkeybuzz

Lançado pela Interscope Records e pela Polydor Records, este foi um álbum que o público teve oportunidade de conhecer em janeiro de 2012. Mais tarde, este disco foi reeditado com o subtítulo Paradise Edition, e tornou-se num trabalho que rendeu à cantora prémios como International Album of the Year, pelos Danish Music Awards e nomeações para Melhor Direção de Arte e Melhor Cinematografia.

Com uma duração de cerca de 49 minutos, Born To Die é-nos apresentado com doze faixas, que permitiram a Lana uma conexão com o público através de uma descrição e visão de como seria a cultura americana na década de 50. Com as suas letras, a artista aborda temas como o amor e as drogas, que têm acabado por levar a parte do seu sucesso perante os mais jovens. A identificação das suas músicas para com quem as ouve, tem criado opiniões e visões específicas sobre o tipo de música que compõe.

Temas como Video Games são exemplo da melodia e letras esperadas quando se ouve o álbum. A ideia de que Lana canta temas mais melancólicos e tristes está bastante generalizada, o que se tem resultado em que nem todo o público se identifique com o seu género musical. Contudo, os seus refrões são bastante viciantes e apelativos.

Blue Jeans é uma música nos apresenta um ritmo relativamente mais acelarado em relação aos restantes, e com uma letra mais sentimental. Tanto esta como Born To Die são ambos temas que incluem um refrão forte que evidencia o poder vocal da cantora. São, provavelmente, dos maiores sucessos deste disco e tornaram-se reconhecidos em todo o mundo.

Um tema que muito sucesso tem tido é também Summertime Sadness. Sendo uma das canções mais admiradas de Lana, ela conta com uma melodia cativante e transmite uma energia positiva, apesar de contar também com uma letra não muito alegre. Esta música é um exemplo claro da capacidade da artista de conseguir criar grandes sucessos, mesmo não sendo os mais otimistas.

Foi com este álbum que Lana Del Rey deu início à Born To Die Tour, que durou cerca de um ano, iniciando-se em setembro de 2012 e terminando no mesmo mês do ano seguinte. Após apresentar este seu segundo trabalho, o seu reconhecimento cresceu significativamente, tendo este álbum sido o ponto de partida que levou a artista aos grandes palcos. Os temas incluídos em Born To Die são, então, intemporais e muito admirados pelos fãs da cantora americana, de 38 anos.