“Do Lápis Azul à autocensura - Os caminhos do jornalismo” é o tema de discussão da nova edição.
Diálogos com Democracia regressa com uma nova edição com o tema “Do Lápis Azul à autocensura – Os caminhos do jornalismo”, promovida pela Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga. A primeira atividade realiza-se esta quarta-feira, 28 de junho, pelas 18h00 na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, com o objetivo de perceber o papel do jornalismo durante o Estado Novo.
O coordenador da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga, Paulo Sousa, sublinhou em comunicado à RUM que é importante “lembrar o papel da comunicação social e a dura censura a que foi sujeita durante o Estado Novo”. A conferência desta quarta-feira conta com a presença de “três pessoas profundamente conhecedoras e que vão ajudar a perceber, através das suas vivências, como era desenvolvida a atividade jornalística antes e depois do 25 de Abril”, os jornalistas César Príncipe, Jorge Cruz e Manuel Pinto.
As discussões continuam na quinta-feira, 29 de junho, na Livraria Centésima Página, com a apresentação do livro “As mulheres do meu país” de Maria Lamas, publicado pelo Público com a editoria de “A Bela e o Monstro”. A apresentação conta com diferentes interpretações da obra, com a leitura do editor João Pinto de Sousa, a professora e investigadora Regina Marques e o professor José Miguel Braga. “Vamos poder ouvir uma das maiores especialistas no país e conhecedora profunda do trabalho de Maria Lamas, a professora Regina Marques, que dará a conhecer a vida e obra da autora”, esclarecem ainda os responsáveis pelo evento.