A iniciativa abrange os idosos pertencentes ao programa “Guimarães 65+”.
O Município de Guimarães tornou-se investidor social do Projeto de Emergência Social da autoria da Pista Mágica, financiado pelo Portugal Inovação Social. O projeto visa a criação e gestão de um Grupo de Voluntários de Emergência Social (VES) para a atuação no combate à solidão nos idosos.
A primeira atividade priorizou os idosos da cidade que estão isolados socialmente, inseridos no “Guimarães 65+”. Os voluntários vão desenvolver “um trabalho de proximidade” com a terceira idade nas suas casas, com atividades lúdicas que promovam o seu bem-estar físico e mental e que estimulem o seu lado cognitivo.
O Banco Local de Voluntariado vai lançar o VES no Palácio Vila Flor, em Guimarães, esta quarta-feira, dia 28 de junho, pelas 14h30. O evento é dirigido por entidades voluntárias, forças de segurança, proteção civil, segurança social, “decisores políticos das diferentes autarquias que estão afetos ao projeto”, bem como, por técnicos envolvidos na dinamização das atividades e por todos aqueles que estejam interessados em participar.