A primeira cantora e compositora paquistanesa a ganhar um Grammy está de regresso a Portugal
Arooj Aftab está de volta a Portugal. No dia 4 de julho, pelas 21h30, a cantora vai dar um concerto único, no auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. O músico e compositor norte-americano Gyan Shankar Riley irá acompanhar a cantora com a sua guitarra acústica.
A música de Arooj Aftab encontra-se entre o minimalismo clássico e a nova era, poesia devocional sufi e trance eletrónico, estruturas de jazz e estados de puro ser. Tira proveito do estilo poético oriental ghazal, que invoca histórias de grande profundidade emocional, com reflexões existenciais profundas e apaixonadas.
Filha de pais paquistaneses expatriados na Arábia Saudita, foi com o lançamento do álbum “Vulture Prince”, em 2021, através da New Amsterdam Records, que a cantora se configurou nas principais listas internacionais de melhores álbuns de 2021 e apresentações no Tiny Desk e KEXP. O crescente sucesso do seu trabalho tem sido particularmente notório, tendo ganho, em 2022, o prémio de Melhor Performance de Música Internacional pela sua canção “Mohabbat” no 64º Grammy Awards, tornando-se assim na primeira artista paquistanesa a ganhar um Grammy.
No trilho do seu trajeto, foi divulgando a sua música e as suas interpretações de músicas locais através da Internet. Dessa forma, ganhou um considerável número de admiradores, mesmo depois de ter emigrado, com 19 anos, para os Estados Unidos, onde estudou produção musical na Berklee College of Music, e após Boston, seguiu para trabalhar em Nova Iorque.
O seu mais recente lançamento, “Love in Exile” (2023), conta com a colaboração de parceiros musicais como Vijay Iyer – compositor e pianista norte-americano (baseado em Nova Iorque) de ascendência indiana, que visitou este mesmo palco no Guimarães Jazz 2022. Já Shahzad Ismaily, músico, compositor e produtor nascido nos Estados Unidos, atualmente também residente em Nova Iorque e com ascendência paquistanesa, tem já um extenso percurso de aprendizagem em países como Paquistão, Índia, Turquia, México, Japão, Indonésia, Marrocos e Islândia.