O evento tem entrada livre.
Esta segunda-feira arrancaram as XIX JOIN – Jornadas de Informática da Universidade do Minho (UMinho), completando o vigésimo aniversário de existência. O evento realiza-se de 5 a 7 de junho e decorre nos auditórios A1, A3 e hall do campus de Gualtar, em Braga. O JOIN é uma iniciativa gratuita para os participantes e é organizado por voluntários dos núcleos de estudantes de Engenharia Informática, Ciências da Computação e Engenharia Física, assim como pelo Departamento de Informática e Escola de Ciências da Universidade do Minho.
A ação reúne estudantes, docentes, centros científicos e empresas inovadoras da esfera nacional e internacional e pretende discutir o mercado tecnológico e temas emergentes como inteligência artificial, computação quântica, cibersegurança e web development. O programa conta com atividades como palestras, workshops, concurso de programação e uma feira de emprego, entre outras.
A sessão de abertura teve início hoje, às 10h00, com o pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, a Provedora do Estudante, Rosa Vasconcelos, as presidentes do Conselho Pedagógico da Escola de Engenharia e da Escola de Ciências (EENG), respetivamente Lígia Rodrigues e Inês Sousa, e o diretor do Departamento de Informática, Luís Soares Barbosa. Juntamente com estes, estiveram os responsáveis dos núcleos de estudantes de Engenharia Informática (CeSIUM), Vitor Lelis, Ciências da Computação (NECC), David Machado, Engenharia Física (NEFUM), Mafalda Couto, e o professor Pedro Rangel Henriques, também da comissão organizadora.
As Jornadas proporcionam um maior contacto dos alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento de informática com o mercado de trabalho e com conhecimentos acerca dos avanços científicos da área. A Universidade do Minho e os cursos ligados ao Departamento de Informática contribuíram nestas duas décadas para a forte presença de empresas desta área na região de Braga.