A nova série portuguesa da Netflix estreou no dia 26 de maio e já se encontra no top 10 mundial da plataforma de streaming. Ao longo de 7 episódios, o realizador, Augusto Fraga, licenciado em Comunicação Social na Universidade do Minho, conta-nos a história de Eduardo (José Condessa), um jovem de Rabo de Peixe, na Ilha de São Miguel, nos Açores, que tem mais sonhos do que a pequena ilha lhe pode oferecer.
“Esta é a história de um rapazinho com grandes esperanças, num lugar onde a esperança nunca existiu.” Começamos por conhecer o seu grupo de amigos, Sílvia (Helena Caldeira), Carlos (André Leitão) e Rafael (Rodrigo Tomás). Estes têm uma vida modesta, com muita pobreza e muitas ambições. Até que o destino lhes dá uma oportunidade de uma reviravolta.
Após uma tempestade, uma grande quantidade de cocaína de uns mafiosos italianos, deu à costa desta ilha num fatídico dia, em 2001. Eduardo viu nisto uma possibilidade de ganhar dinheiro e emigrar para os Estados Unidos, onde poderia ter uma vida melhor. Para isso, contava com os seus amigos para o ajudarem a vender a droga que encontraram. Porém, nem tudo corre como ele quer e tem de enfrentar muitos obstáculos.
Ao longo da série, o espectador vai ficando apaixonado com a ilha influenciado pelas admiráveis paisagens capturadas. As imagens são acompanhadas por uma banda sonora que mistura êxitos portugueses e internacionais do início dos anos 2000.
Os personagens estão muito bem construídos e os atores, com ajuda da narrativa, conseguem fazer uma boa abordagem à falta de oportunidade a pessoas das ilhas que procuram ter um futuro melhor. É uma série que tem entranhada o espírito português, mostrando, também, a nossa linguagem carregada de palavrões.
Além disso, um aspeto que surpreendeu bastantes espectadores foi o facto de quase nenhuma personagem ter sotaque açoriano. Provavelmente esta escolha foi feita, pois é um sotaque difícil de entender. Outros espectadores concordam que a falta de sotaque não os impediu de sentirem a história com a mesma intensidade.
Para concluir, o último episódio acaba com muitas questões por responder. Por isso, fica no ar se haverá mais temporadas, o que só depende do alcance da série e da avaliação do público. É uma pena se esta se tornar mais uma série cancelada pela Netflix.
Título Original: Rabo de Peixe
Realização: Augusto Fraga
Argumento: Augusto Fraga, Hugo Gonçalves, João Tordo
Elenco: João Condessa, Helena Caldeira, André Leitão, Albano Jerónimo
Portugal
2023