Novas oportunidades para viver a cultura.

Metade do ano já terminou, mas as oportunidades de viver momentos culturais no Minho não acabam. O calor de julho traz música festivais, festas populares, e outras artes à região, e, por isso, o ComUM apresenta uma compilação de experiências culturais, que vão desde Viana do Castelo até Guimarães, e prometem festejar o verão.

Souto Rock – Barcelos

Souto Rock, o festival que se realiza desde 2005, em Barcelos, regressa para mais uma edição. Nos dias 6, 7 e 8 de julho, o festival vai receber músicos nacionais independentes e bandas locais, com o objetivo de descentralizar e “aliar algumas manifestações da música independente ao mais tradicional espírito de festa”.

No primeiro dia de Souto Rock, no Plátano Koberto, sobe ao palco Paul Oak, às 22h00. No dia seguinte, no Largo do Souto em Roriz atuam Fugly, Tyroliro e The MIrandas e, no Plátano Koberto, atua o djset Dedos Biónicos vs LoversLollypops. Sábado, dia 8, último dia de festival, conta com as atuações de The Black Wizard, Wakadelics, Daniel Catarino e Demure, no Largo do Souto e, no Plátano Koberto, o djset Club Souto. A entrada é gratuita.

XXI Vozes Sobre a Cidade – Braga

O Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM) vai celebrar o fim do ano letivo no dia 8 de julho, nos Escadórios do Bom Jesus, em Braga. Vozes Sobre a Cidade é o nome do evento, que conta já com 20 edições, e pretende dar a ouvir o trabalho desenvolvido pelo CAUM ao longo do ano, desde música clássica à contemporânea nacional e estrangeira.

Ao anfitrião vai juntar-se a Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho, a Tun’Obebes. O concerto terá inicio às 21h30 e a entrada é livre e gratuita. Segundo o coro académico, este evento é “onde o adeus se transforma num até já”, que pretende comemorar o início das férias de verão.

CAUM

32º Festival Jazz na Praça da Erva – Viana do Castelo

De 26 a 29 de julho, jazz vai ser a palavra principal em Viana do Castelo. Com já 31 edições passadas, a Praça da Erva e o Teatro Municipal Sá de Miranda recebem concertos a partir das 22h00. Organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, o evento é o festival de jazz mais antigo do norte, terceiro a nível nacional.

Mário Laginha Solo e THEMANUS atuam no primeiro dia, na Praça da Erva. Nos dois dias seguintes, as atuações são no Teatro Municipal Sá de Miranda com Shai Maestro (Israel), e, para encerrar o evento, apresenta-se a lenda do jazz, Rhoda Scott, vindo dos EUA. Os bilhetes estão à venda, a 15€ os diários e 25€ o pass geral.

Município de Viana do Castelo

Rodellus – Braga

Rodellus, o festival “para quem não tem medo do campo”, regressa à freguesia de Ruílhe, em Braga. Nos dias 28 e 29 de julho, o rock alternativo dá as mãos ao ambiente rural para proporcionar uma experiência eclética, como já habituou o público nas últimas sete edições. A organização afirma que pretende provar que “um festival minhoto não sabe servir mal”.

Na primeira noite atuam Scúru Fitchádu, Unsafe Space Garden, dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS, indgnu e o djset de Catarina Silva. No dia 29, as apresentações são de José Pinhal Post-Mortem Experience, Adwaith, Sereias e Stereoacid, e os djsets de À Boca de Sino Club e Dementes Brilhates. Os bilhetes podem ser comprados no site da bol.

Rodellus | Facebook

Festas da cidade e Gualterianas – Guimarães

A realizar-se em Guimarães a partir do dia 28 de julho, as Festas da cidade e Gualterianas são o principal evento da cidade tanto pela sua tradição, como pela sua dimensão. O evento prolonga-se até ao dia 7 de agosto com concertos, performances, exposições, feiras, e outras animações.

O destaque da programação vai para a XXV Feira de Artesanato de Guimarães. Para cumprir a tradição, está programada a batalha de flores e a Marcha Gualteriana.

CM Guimarães