Informação adiantada pelo administrador da AGERE e da Braval, Rui Morais.

Os municípios de Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Amares, Vila Verde e Terras de Bouro vão decidir, esta semana, sobre o futuro canil. Os municípios abrangidos pela Braval vão optar pela inauguração do canil intermunicipal ou pelo reforço dos Centros de Recolha Oficial (CRO) de cada concelho.

A discussão surgiu após um aviso lançado pelo Instituto de Conservação de Natureza e Florestas (ICNF), para apoio à construção e modernização de centros de recolha e de instalação para animais de companhia. “Saiu agora um aviso, no entanto a resposta é até 28 de julho, e estamos em discussão com os municípios sobre a decisão, ou se avança para o intermunicipal ou cada um reforça os vários canis municipais”, declarou o administrador da AGERE e da Braval, Rui Morais.

“Nós dissemos que se o intermunicipal não avançasse iríamos avançar com o reforço do municipal, mas como saiu este aviso estamos nesta semana a reunir informação com os restantes municípios”, detalhou. Caso se confirme o canil intermunicipal, o mesmo vai ser construído nos terrenos contíguos à Braval.

A edificação de um CRO intermunicipal teria um custo superior a um milhão de euros, vendo disponibilizados 550 mil euros, de acordo com o aviso do ICNF. Já a modernização, requalificação e ampliação de um CRO municipal contará com um apoio de 50 mil euros.