A formação feminina termina na terceira posição do Grupo A.

Em dia de folga para a equipa masculina, as representantes femininas da Universidade do Minho e da sua Associação Académica (AAUMinho) foram as únicas minhotas a entrar em campo nesta quarta-feira. Com o desfecho infeliz desta partida, a turma do Minho segue, agora, na luta pelo nono lugar.

Num dia de importantes decisões para o futuro da AAUMinho no Campeonato da Europa de Voleibol Universitário, a equipa feminina fez frente à Universidade Vasile Alecsandri de Bacau. Estando em igualdade pontual, estes os conjuntos protagonizaram uma luta por uma vaga nos quartos de final da competição.

O começo da partida não sorriu às anfitriãs, que se viram cedo atrás no marcador. No final do primeiro set, o resultado favorecia o conjunto romeno, por 20-25. O domínio da comitiva balcânica prevaleceu no desenrolar do jogo, vencendo o segundo e terceiro sets, por 15-25 e 22-25, respetivamente (0-3, resultado final).

Para fechar as classificações do Grupo A, a Universidade Húngara de Ciências de Desporto superiorizou-se perante o Politécnico de Turim (3-1). A comitiva húngara termina, assim, na liderança do grupo com um registo 100% vitorioso. Por outro lado, não tendo sido capazes de sentir o sabor da vitória, as italianas seguem com a Universidade do Minho para a disputa pelo nono lugar.

Nos restantes grupos da prova feminina, a Universidade de Zagreb venceu a formação de Colónia na discussão pelo topo do Grupo B (3-0). Ainda neste grupo, já sem possibilidades de passagem, a Universidade Fan Noli perdeu frente às francesas de Aix-Marseille, por 1-3. No Grupo C, a liderança terminou nas mãos da comitiva de Bolonha, após uma vitória por três sets sem resposta frente às valencianas, as segundas classificadas. No outro encontro, a Universidade de Aveiro triunfou perante o conjunto norueguês, por 3-0.

O Grupo A termina com a Universidade de Munster no primeiro lugar, seguida pela equipa da Cidade Invicta que, apesar da derrota frente ao conjunto de Bordéus (terceiro classificado), continua na luta pelo ouro.

Num dia de folga para a equipa masculina minhota, outras equipas do Grupo A foram a jogo: a Universidade de Wurzburg sorriu num duelo germânico aceso com a comitiva de Rostock (3-2), enquanto a Universidade Politécnica da Catalunha venceu confortavelmente a formação norueguesa.

Os encontros do Grupo B viram uma vitória valenciana contra a Universidade Nova de Lisboa (3-1), e um triunfo dos romenos de Timisoara perante os alemães de Karlsruhe (3-0).

No quarto dia deste Europeu de Voleibol Universitário, a equipa feminina da AAUMinho fará frente à Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, pelas 14 horas, no Complexo Desportivo da Universidade do Minho. Na competição masculina, os atletas minhotos têm encontro marcado para as 19 horas, no mesmo pavilhão, frente à Universidade de Rostock.