Cidade berço atrai multidões em busca pelo reconhecimento das tradições artesanais.
A Feira de Artesanato de Guimarães regressa para a sua 25ª edição entre 28 de julho e 7 de agosto no histórico Jardim da Alameda de São Dâmaso. Situado no Centro Histórico de Guimarães, o Jardim é o cenário escolhido para o encontro entre o património, cultura e arte, que garante surpreender os visitantes com uma experiência rica em criatividade, exibindo não apenas as artes locais, mas também tesouros de diversas regiões do país.
Este ano, a 25ª edição do evento promete superar todas as expectativas, reunindo mais de três dezenas de stands representando uma diversidade única de ofícios tradicionais – desde a cerâmica minuciosamente esculpida até os trabalhos em couro, madeira, bordados e tecelagem. Uma área de restauração estará igualmente presente.
Ao longo destes dois meses do verão em que a Feira de Artesanato irá decorrer, comemora-se, simultaneamente, as tradicionais Festas da Cidade e Gualterianas. A oportunidade de testemunhar artesãos em ação, produzindo ao vivo as suas peças, será uma experiência “rara e enriquecedora”. As tardes e noites de julho e início de agosto tornam-se um verdadeiro desfile de arte de reconhecida qualidade, capturando a admiração dos visitantes.
A XXV Feira de Artesanato de Guimarães, organizada pela cooperativa cultural A Oficina, preserva e divulga o patrimônio cultural, mas também estabelece um ambiente de conexão entre artesãos e visitantes, transmitindo conhecimentos dos nossos antepassados. O acesso é gratuito e a feira pode ser visitada entre os dias 28, das 18h00 às 24h00, e 29 de julho das 15h00 às 24h00, e de 30 de julho a 3 e 6 agosto das 15h00 às 23h00. Nos dias 4, 5 e 7 de agosto, a sua atividade está reservada para o período das 15h00 às 01h00.