Os Santos Populares são a maior inspiração para o novo álbum de Pedro Mafama. Estava No Abismo Mas Dei Um Passo À Frente é um tributo ao mês de junho, com sons tradicionais e letras bem portuguesas.
Pedro Mafama é um artista emergente da indústria musical portuguesa. Lançou um álbum em 2021 intitulado Por Este Rio Abaixo. No entanto, ganhou maior popularidade quando lançou, juntamente com a sua companheira Ana Moura, o single “Agarra em Mim” que pertence ao álbum Casa Guilhermina da cantora. A música foi um sucesso e possui atualmente quase três milhões de streams, apenas no Spotify. No entanto, foi neste ano que Mafama decidiu vencer a sua melancolia, bastante presente nos trabalhos anteriores, e sorrir para a vida, como o próprio refere – “Porque mesmo que exista um abismo à frente de todos nós e ao qual nunca iremos escapar, às vezes é preciso sorrir, saborear o momento”.
“O Baile Vai Começar” dá o pontapé de arranque. A música descreve bem como será o resto do disco. Traduz-se numa mistura de sons populares com sonoridades mais contemporâneas. Em “Estrada”, Mafama traz o típico cante alentejano “à baila” juntamente com Rumba Portuguesa, música tipicamente associada à comunidade cigana. Quem dá voz ao coro é o célebre grupo de cante alentejano Mineiros de Aljustrel, que são um símbolo de orgulho da região alentejana. A música fala, nas palavras de Mafama, sobre o querer escapar às garras de alguém que nos faz mal e acelerar em frente pela estrada fora em busca da felicidade. O instrumental é excelentemente produzido e extremamente aditivo de se ouvir.
Pronunciado como um dos hits deste verão, chega-nos o segundo single do álbum: “Preço Certo”. A música é dedicada ao ilustre programa da RTP, sendo sinónimo de otimismo, celebração e união. A transição da era melancólica de Mafama para a era mais alegre é bastante notável. O cantor afirma que a música reflete a sua experiência pessoal: “estou feliz, tenho pessoas lindas ao meu lado. Sinto-me como se tivesse ganho a montra final do Preço Certo”. A inconfundível voz de Fernando Mendes “E quer mandar beijinhos para alguém minha querida?” contrasta com a voz de Mafama ao cantarolar o refrão da música “Olarilólé Olarilólei”. A música é mesmo uma representação tão pura de Portugal e das Portugalidades. O videoclipe foi até gravado durante uma emissão do Preço Certo.
“Alegria” é a típica música de Santos Populares, com direito à típica banda sonora da época. Ouvir a música é ganhar a sensação de que estamos perante as marchas populares do Santo António de Lisboa. Aqui nota-se o orgulho de Mafama em ter crescido no bairro da Graça. Assim como em “Marcha Bonita”, que foi lançada como o terceiro single do álbum. Esse mesmo sentimento é traduzido no videoclipe. O cantor predispôs-se a fazer de condutor de Uber de alguns dos seus fãs. Enquanto percorre os mais típicos bairros lisboetas, vamos ouvindo a música e lendo entre as legendas as conversas que vão decorrendo.
Em “Vais A Ver” e “Santo” sente-se uma vibe mais diferente. Talvez um estilo mais pop, mas ainda assim num estilo bem português e não tão vibrante. Na segunda música, Mafama canta: “os bandidos também podem mudar”, querendo dizer que, apesar da vida de solteiro que levam, quando conhecem alguém de valor conseguem mudar. Especula-se também que o cantor possa estar a afirmar, pela primeira vez, em público a sua bissexualidade ao declarar: “Eu saltava de damo em dama até descobrir que tu estavas mesmo ali”.
Estava No Abismo Mas Dei Um Passo À Frente exalta tudo que há de bom em Portugal. Das boas sonoridades típicas dos Santos Populares, à Rumba Portuguesa. Dos bailaricos aos fones comuns de qualquer pessoa, este álbum pode, e deve, ser apreciado de qualquer forma. A transversalidade de Mafama é uma das características que o faz ser um artista com cada vez maior reconhecimento em Portugal. Não há ninguém que não consiga gostar deste álbum que é tão português e põe toda a gente a bailar – “Bailar assim sabe tão bem”.
Álbum: Estava No Abismo Mas Dei Um Passo À Frente
Artista: Pedro Mafama
Editora: Sony Music Portugal
Data de lançamento: 26 de maio 2023