Minhotos marcaram presença pela primeira vez nas competições europeias.
Durante a temporada de 22/23, o Gil Vicente FC não conseguiu alcançar o mesmo nível de desempenho da época transata. Os minhotos lutaram, mas ainda assim enfrentaram diferentes desafios e derrotas durante o caminho, até alcançarem algumas vitórias. Assim, a equipa conseguiu chegar até os quartos de final da Taça da Liga, sendo eliminada apenas nesta fase. Por outro lado, os minhotos acabaram também em 13º lugar na Liga Bwin. Esta temporada também foi marcada pela primeira presença dos galos numa competição europeia, a UEFA Conference League.
Gil Vicente FC garante apuramento para o play-off da UEFA Conference League
Em época de estreia nas competições europeias, a cidade de Barcelos recebeu a Liga Conferência. Esta partida decidia o acesso aos play-off da competição, uma vez que o empate fora de portas deixou a eliminatória em aberto. Contudo, os minhotos não facilitaram e golearam o Riga FC por 4-0. Antes do tempo de descanso, os galos já tinham três golos averbados. Assim, a passagem aos play-off estava garantida.
SL Benfica vence o Gil Vicente FC e isola-se no primeiro lugar
Os minhotos enfrentaram mais uma vez o SL Benfica, numa fase da temporada que estava mais complicada. A dificuldade de reação dos minhotos durante esta fase do campeonato tornava-se cada vez mais complicada, uma vez que não venciam desde a sexta jornada. Apesar das tentativas, não foi possível a recuperação ou empate, facto que fez com que os barcelenses continuassem a somar poucos pontos, ocupando, assim, os lugares de despromoção.
Gil Vicente FC vence na receção ao CS Marítimo
Integrando a 23ª jornada da Liga Bwin, a partida foi disputada e agitada pelos duas equipas durante a maior parte do tempo. Mas, aos 81 minutos, os minhotos passaram para a frente do marcador. Notou-se aqui uma melhora técnica da equipa comparado com alguns confrontos anteriores. Com essa vitória, os minhotos subiram ao décimo lugar da Liga Bwin, ficando assim mais distantes da despromoção.